Chipotle desafia o fast food convencional

Como uma rede de fast-food conseguiu se consolidar por meio do propósito?

Tempo de leitura: < 1 minuto

10 de dezembro de 2015

A rede americana especializada em burritos ? vende 800 mil unidades por dia ? despertou o interesse dos consumidores a partir de um modelo de negócio que tem um propósito de existência fortemente direcionado ao mercado de alimentação rápida e saudável.

Apesar do cardápio enxuto – apenas 5 opções – os clientes costumam aguardar 15 minutos para retirar o pedido, já que são preparados na hora com ingredientes frescos e naturais. Surge um novo modelo de segmento: o ?fast casual?, uma transição entre o fast food e restaurantes. A Chipotle tem projeto atraente e minimalista. Além disso, permite observar o seu burrito ser preparado com os ingredientes cuidadosamente escolhidos, e mais caro quando comparado às tradicionais redes de hambúrguer.

Leia também
As 11 varejistas mais admiradas do mundo

O slogan ?Comida com integridade? é uma filosofia da marca. As mercadorias são adquiridas por fornecedores que criam os animais de forma mais humana e natural, e que produzem ingredientes de maneira sustentável. A rede estabeleceu que não se usasse equipamentos como freezer, microondas e até mesmo extinguiu seus abridores de lata.

As grandes marcas ditam seu estilo de vida para seus seguidores. A Chipotle materializou seus valores em uma animação chamada ?Back do the Start?, de 2012. Vale assistir.

*Maurício Queiroz é designer de consumo, especialista em desenvolvimento de pontos de venda e contato com o consumidor

Leia também
As marcas de varejo mais valiosas do mundo




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS