Como livrar seus pets das terríveis pulgas e carrapatos

Clima quente e úmido favorece a infestação. Proteja seu bichinho

A chegada do verão traz uma alegria imensa. Sol, calor, chuva, vida. E pulgas. E carrapatos. Infelizmente, os dias quentes e úmidos favorecem a proliferação destas pragas. Segundo a gerente técnica da Virbac, Fabiana Zerbini, isso acontece porque esses parasitas precisam de calor e umidade para se reproduzirem.

A profissional indica algumas dicas e esclarece dúvidas sobre o assunto. Confira!

Como ocorre a infestação – Há maneiras diferentes de infestações. O contato com outros animais é uma das mais comuns. Alguns cães pegam parasitas durante passeios por ruas e parques, além de visitas ao pet shop.

Bichos que não saem de casa também são vítimas – É importante saber que quando falamos de infestação por pulga, apenas 5% das delas estão no animal na fase adulta. Os outros 95% estão no ambiente, nas formas de ovos, larvas e pulpas. Os proprietários de cães e gatos levam essas pulgas para dentro de casa em seus calçados ou mesmo através do contato com outros animais infestados. Por isso, mesmo animais que raramente saem de casa devem usar produtos preventivos para pulgas e carrapatos.

Principais riscos causados pelas pulgas – Além da coceira causada pela alergia à picada, as pulgas são responsáveis por transmitirem o Dipilidium canis (um tipo de parasita intestinal) e puliciose (alta infestação por pulgas), que podem causa anemia, principalmente em filhotes e em animais debilitados.

E os riscos dos carrapatos? – O carrapato pode causar doenças transmitidas por protozoários (Babesiose) e por bactérias (Erliquiose). A Babesiose infecta e destrói glóbulos vermelhos e a Erliquiose destrói glóbulos brancos. São doenças de ocorrência mundial e podem levar os animais a problemas graves que, se não diagnosticados e tratados a tempo, levam o animal a óbito.

Solução ? Para evitar a infestação, o tratamento pode ser feito no ambiente, com desinfetantes poderosos, tomando o cuidado para não afetar o bicho. Além disso, remédios que podem ser aplicados diretamente nos pets sem prejudicá-los, como o Effipro, da Virbac, um dos 10 maiores laboratório veterinários do mundo. O parasiticida elimina pulgas e carrapatos por contato, ou seja, não há necessidade dos parasitas picarem os animais para morrerem. Com isso, Effipro impede a trasmissão das doenças causadas pelas picadas de pulgas e carrapatos. Segundo o fabricante, é o único produto pode ser aplicado logo após o banho.

Com informações da ATITUDECOM | Estratégia em comunicação






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS