5 Tendências em negócios para 2016

Escola de inovação revela quais mudanças devem impactar mercados a partir do ano que vem

Nos próximos anos, o comportamento humano e a sociedade serão drasticamente transformados por algumas tendências. E se o fim da propriedade sobre as coisas, por exemplo, estiver entre os fatores? Pois é o que sugere uma pesquisa realizada pela Hyper Island, escola de inovação que há mais de 20 anos mapeia essas mudanças.

A segunda edição do estudo ?Changes of Tomorrow?, recém-lançado pela entidade, indica os novos cenários para diversos campos, inclusive o de negócios. ?A metodologia envolveu entrevistas com 100 líderes de mercado, que desenharam o panorama para os próximos três anos?, explicou em nota Alexandra Jerselius, diretora global de PR & Communications da Hyper Island.

Leia também:
4 Frentes para aumentar o ROI no Brasil 

Segundo o estudo, cinco tendências principais deverão impactar os negócios das empresas. Confira quais são elas a seguir.

Leia também:
E-mail marketing: o certo, o errado e o feio  

1) Fim da propriedade sobre as coisas
A atual geração de executivos irá testemunhar o fim da ideia de ?propriedade sobre as coisas?. As plataformas inovadoras vão possibilitar às pessoas e empresas dividir ativos, recursos, tempo e habilidades de maneira mais inteligente e com custos menores. Alguns modelos disruptivos de negócios nesse sentido já são conhecidos, como Airbnb, mas existem outros que ganharão espaço, como BlaBlaCar (transporte em viagens), e Upwork e TaskRabbit (plataformas de trabalho e emprego flexíveis).

2) Cultura corporativa da agilidade
De acordo com o ?Changes of Tomorrow?, outra tendência em negócios é a cultura corporativa da agilidade. Ao invés de ter setores grandes, as empresas terão um método mais aberto, flexível e transparente, em que equipes menores de cinco a oito pessoas trabalharão de maneira integrada com outros times, uma estratégia que evita o formato de departamentos em que um setor esconde as coisas do outro.

3) Integração da vida pessoal e vida no trabalho
Será que as duas coisas estão necessariamente separadas? Também se tornará mainstream no campo de negócios a reflexão sobre o balanço entre estar em casa ou estar no trabalho. 

4) Colaboração constante
Outras tendências que impactarão a cultura das corporações são a colaboração constante, em que empresas se tornarão parceiras até de concorrentes e derrubarão barreiras entre produtos e negócios.

5) Liderança digital
A chamada e-leadership (liderança digital), ou seja, a cultura de líderes que não precisam ser especialistas em ferramentas digitais, mas que entendam os benefícios destas.

Leia também:
5 Fatos sobre a privacidade no varejo 

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

As IDENTIDADES do novo consumidor sem rótulos #CM25ANOS

Futuro incerto? O que pensam os futuristas em tempos de crise social

“Contágio” e outros filmes sobre epidemias para ver dentro de casa

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

A ascenção das newsletters

VEJA MAIS