Toyota economiza 57 milhões de litros de água/ano

A empresa garante que continuará a desenvolver tecnologias que aumentem a eficiência em todas as etapas de produção

Por: - 4 anos atrás

 
Desde 2012 a montadora japonesa tem investido em sistemas mais eficientes em suas fábricas no Brasil. As mudanças têm surtido efeito. Em seu último relatório, a empresa anunciou uma redução de 57 milhões de litros de água em apenas um ano, montante suficiente para abastecer mais de cinco milhões de pessoas por um dia.

De acordo com a montadora, o principal motivador para a economia foi a diminuição no consumo de água por veículo produzido, que caiu 11,2%, em relação aos padrões de 2012. O cuidado com os efluentes também foi essencial neste processo. Além de descartar menos, a empresa trata todos os seus resíduos hídricos antes de devolvê-los às redes públicas.

Outra preocupação para que a companhia se tornasse mais sustentável é a eficiência energética, por meio de medidas aplicadas em todas as etapas, desde a produção até a chegada dos veículos ao consumidor final. Se a quantidade de água por veículo caiu, a de energia também seguiu o mesmo padrão.

O relatório da Toyota garante que a emissão média de CO2 por veículo foi de 87,64 kg, 19,1% menos do que o que era emitido em 2012. Quando somada a emissão total do ano, a redução chega a 282 toneladas de dióxido de carbono, volume correspondente à emissão de 80 carros compactos rodando por dez mil quilômetros.

 
*Via CicloVivo.