Os 10 países que mais produzem alimentos orgânicos

Existem dois milhões de produtores orgânicos registrados em todo o mundo

 
Os alimentos orgânicos são excelentes para a saúde e também para o meio ambiente. A produção, livre de agrotóxicos, ajuda a preservar o solo, mantendo intactos os nutrientes da terra e também dos vegetais. 

Um estudo feito pela Federação Internacional de Agricultura Orgânica (IFOAM) analisou o crescimento deste tipo de cultivo em todo o mundo. Os resultados são surpreendentes.

Entre 1999 e 2013, período analisado, a Oceania foi o continente que mais expandiu sua produção orgânica, indo de 5,3 milhões de hectares para 17,3 milhões. Na sequência do crescimento vem a Europa, que passou de 3,7 milhões de hectares para 11,5 milhões. 

Apenas a Austrália detém 40% de toda a produção livre de agrotóxicos em todo o planeta. Outro destaque é a Argentina, que mesmo sendo um país pequeno, alcançou a segunda posição no ranking.

De acordo com a instituição, existem dois milhões de produtores orgânicos registrados em todo o mundo. A maior parte deles está na Índia, que tem a incrível marca de 650 mil produtores que não usam químicos em suas plantações. 

Em contrapartida, mesmo ocupando apenas a terceira posição no cultivo global de orgânicos, os EUA é o país com a maior demanda.

Mesmo sendo difícil competir com os custos da agricultura tradicionais, os orgânicos ganham cada vez mais espaço nos mercados, nas escolhas dos consumidores e, principalmente, na economia. 

O relatório da IFOAM mostra que este nicho movimentou, apenas em 2013, 55 bilhões de euros. Somente nos Estados Unidos, o giro econômico foi equivalente a 24,3 bilhões de euros.

Abaixo você confere o ranking dos países que mais produzem orgânicos em todo o mundo:

1. Austrália ? 17,2 milhões de hectares

2. Argentina ? 3,2 milhões de hectares

3. EUA ? 2,2 milhões de hectares

4. China ? 2,1 milhões de hectares

5. Espanha ? 1,6 milhão de hectares

6. Itália ? 1,3 milhão de hectares

7. França ? 1,1 milhão de hectares

8. Alemanha ? 1,1 milhão de hectares

9. Uruguai ? 900 mil hectares

10. Canadá ? 900 mil hectares

Clique aqui para acessar o relatório completo.

 
*Via CicloVivo. 
 



Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS