Você sabe como limpar e descartar a caixa de leite?

Você já deve ter ouvido algumas pessoas falarem sobre reciclagem. Mas ela apenas dizem o que fazem, não como o fazem

 
Em 2013, 175,5 bilhões de embalagens da Tetra Pak foram utilizadas em todo o mundo; desse total, apenas 24,5% foi reciclado. A maior dificuldade envolvida na reciclagem das embalagens cartonadas se deve ao fato de ser um material composto.

O que isso quer dizer? A combinação de diversos materiais em várias camadas da embalagem dificulta o processo devido à necessidade de uma pré-separação dos seus componentes, que apresentam características físicas e químicas diferentes.

Uma caixa de leite tem em sua composição aproximadamente 75% de papel, 20% de plástico e 5% de alumínio.

Mesmo assim, todos os componentes podem ser reciclados, processo que ocorre a partir da separação das fibras de papel com as camadas de plástico e alumínio. Essas fibras podem ser usadas para a fabricação de palmilha para sapatos, papel toalha, caixa de ovos, papel branco e até retornar como embalagem cartonada novamente. 

Como reciclar?

Para reciclar caixas de leite é necessário separá-las para a coleta seletiva, desde que elas estejam vazias. A limpeza desse material, mesmo não sendo um pré-requisito para sua reciclagem, ajuda a certificar que as embalagens estão vazias, evita o surgimento de odores desagradáveis, a contaminação de outros itens recicláveis que estejam no local e evita o surgimento de pestes como ratos e baratas. 

Contudo, esse processo de limpeza é muito difícil. Essa dificuldade em retirar o odor e os resquícios dos alimentos das embalagens faz com que seja gasta uma quantidade considerável de água, fato que se mostra pouco sensato devido à escassez do recurso.

Abaixo, seguem algumas dicas para evitar esse desperdício e mesmo assim realizar a limpeza do material de forma sustentável:

? Reutilize a água usada para lavar a louça ou da máquina de lavar roupas após seu uso;

? Utilize uma esponja vegetal;

? Abra a caixa com o auxílio de uma tesoura, para facilitar a limpeza e economizar água;

? Caso não seja possível realizar a lavagem, tampe adequadamente o cesto de lixo e não deixe acumular os resíduos.

 
*Via Ecodesenvolvimento. 





Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS