Qual é o destino preferido das férias do brasileiro?

Crise econômica somada a vontade de conhecer belos lugares tornam o Brasil um destino interessante para os próprios brasileiros

Os destinos nacionais deverão ser a escolha de cerca de 9 em cada 10 brasileiros nas próximas viagens, especialmente nas férias de verão e no Carnaval. É o que afirma o Estudo Sondagem do Consumidor ? Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo.

A alta do dólar, somada ao período de crise, que dificultam as viagens internacionais também tornam os destinos nacionais muito mais atraentes do que os internacionais.

No entanto, entre os entrevistados, 86,4% afirmaram ter o desejo de conhecer mais o Brasil, um crescimento de 8% em relação a dezembro de 2014. A ordem das regiões mais procuradas pelos viajantes é Nordeste (36,9%), Sudeste (36,8%), Sul (17,3%), Centro-Oeste (6,4%) e Norte (2,6%).

?O brasileiro está cada vez mais interessado em conhecer as belezas e encantos do nosso país e esse estudo comprova essa tendência que vem sendo liderada pelos os mais jovens. Eles estão descobrindo o Brasil e isso deve ser celebrado?, avalia o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Os turistas com até 35 anos são os que mais demonstraram interesse pelas belezas brasileiras, com 88,9% da intenção. Logo atrás, aparecem os viajantes entre 35 e 60 anos (82,7%) e com mais de 60 anos (70%). A faixa etária de até 35 anos também é que mais recorre à hospedagem na casa de amigos e/ou parentes para curtir o destino selecionado, com 59,8% da intenção de hospedagem, o maior valor da série histórica, apurada desde 2008. O índice apurado em dezembro é 23% maior que o verificado no mesmo período de 2014.

Ainda segundo o estudo, o uso do avião e do carro aparecem empatados na preferência de 38,8% dos viajantes. A utilização do ônibus aparece como opção para 15% dos entrevistados que informaram interesse em viajar nos próximos meses, seguido de 7,4% dos ouvidos pelo estudo que mostraram interesse em viajar de moto, motor home, navio, entre outros.

O estudo é realizado todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

 






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS