6 Atitudes de uma marca inteligente

Estudo revela quais são as marcas mais ágeis do planeta

Uma pesquisa realizada pela Landor Associates, agência global de branding especializada na construção de marcas eficientes, revelou quais são as mais ágeis do mundo. A pesquisa foi realizada em quatro etapas e contou com a participação de 80 mil consumidores e análise de mais de 5.200 marcas.

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Durante três semanas, a Landor ouviu a avaliação desses consumidores nos Estados Unidos, na Grã-Bretanha, na França e na China, e analisou mais de 4 mil posts nas redes sociais sobre as marcas pré-selecionadas. A Landor considera ágil as marcas que permanecem fiéis à própria essência, mas se adaptam e reagem positivamente às transformações do mercado.

?Nos últimos cinco anos, as dez primeiras marcas apresentaram crescimento nos negócios porque demonstram agilidade em suas operações e flexibilidade às transformações do mercado. Este será o futuro das marcas?, comentou em nota Fernando Leira, General Manager da Landor São Paulo.

Confira a seguir o top 10 das marcas mais ágeis do mundo:

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1) Samsung
2) Android
3) Wikipedia
4) Google
5) Dyson
6) Apple
7) YouTube
8) Microsoft
9) Ikea
10) Disney

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Comportamentos que definem uma marca ágil

Segundo a Landor, os seis conceitos abaixo podem ser aplicados em qualquer marca e adaptados para o próprio negócio, mercado e categoria.

1. Adaptável: marcas ágeis estão dispostas a mudar e a fazer isso rapidamente. Elas entendem que o sucesso exige ser ágil ao risco e à oportunidade. A Ikea, empresa sueca especializada na venda de móveis domésticos de baixo custo, já havia conquistado o público jovem. No entanto, lançou uma coleção especial de ?double-duty?, ou seja, de peças que ajudavam os moradores a maximizar os espaços de casa. Um sucesso!

2. Focada em princípios: significa procurar novas maneiras de entregar valor e garantir relevância. A Disney alcançou o sucesso por meio da imaginação. No entanto, na década de 1990 enfrentou dificuldades financeiras. Como estratégia, adquiriu a Pixar e a Marvel, renovando o portfólio de conteúdo, mas sem abandonar os seus princípios.

3. Aberta: marcas ágeis estão abertas a conversas e a novas ideias. Elas abrem as portas para a comunicação com clientes, funcionários, parceiros e sociedade para que tenham um relacionamento direto e ativo com o mercado. O Android, por exemplo, permite que os usuários personalizem seus dispositivos em um grau mais elevado que a Apple, fazendo jus ao slogan ?Be together. Not the same?.

4. Responsável: no sentido de respeitar comunidades, meio ambiente, clientes e funcionários. Ações responsáveis solidificam conexões entre marca e consumidor. A Samsung, primeira colocada da lista, usou a tecnologia para melhorar a vida das pessoas com autismo. Criou o aplicativo ?Look At Me? para desenvolver as habilidades de comunicação de crianças autistas, aprofundando as relações com aqueles ao seu redor.

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5. Global: todo negócio é um negócio global, independentemente do número de países em que uma marca atua vendendo seus serviços/produtos. Marcas ágeis devem estar aptas a aprender com o mercado global e garantir que sejam relevantes às necessidades locais. A campanha publicitária Keep Walking, da Johnnie Walker, foi adaptada para 120 mercados globais com sucesso.

6. Multicanal: marcas ágeis trabalham em todas as plataformas. O Youtube, sétimo colocado na lista, encontrou maneiras de estender seu conteúdo e lançou o Youtube Space para promover a produção de vídeos e a formação na área.

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