Fluxo nos shoppings cai em dezembro

Não teve um tipo de shopping sequer que escapou das quedas. Veja 

O fluxo de pessoas nos shoppings do País caiu 3,9% em dezembro, segundo pesquisa divulgada hoje (11) pelo Ibope Inteligência e pela Mais Fluxo.

O estudo mostrou que o mês considerado um dos melhores para o varejo foi, na verdade, um dos piores. E apresentou o segundo pior resultado do ano para os shopping centers, perdendo apenas para novembro, que registrou queda de 5% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

?O resultado negativo não chega a ser surpresa, já que desde março o fluxo de pessoas em shoppings tem caído e a expectativa dos varejistas para dezembro era que a tendência se mantivesse. Alguns lojistas chegaram, inclusive, a antecipar para dezembro as liquidações e promoções de janeiro, fato inédito?, disse em nota a diretora da unidade de shopping, varejo e imobiliário do Ibope Inteligência, Marcia Sola.

Leia também
Visitas a shopping centers caem quase 3%

Considerando o porte dos shoppings, os pequenos sofreram mais: apresentarm recuo de 6,9% no fluxo em dezembro, seguidos pelos shoppings médios, que viram o movimento cair 4,2%, e shoppings grandes, onde o fluxo caiu 2,4%.

Nem mesmo o tempo de mercado de um empreendimento impediu a queda. Tanto shoppinhs de até 3 anos, como aqueles com mais de três anos de mercado, viram o movimento de consumidores recuar 3,9% no último mês de 2015.

Leia também
Shoppings esperam alta de 6% nas vendas de Natal






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS