Saiba quem é o líder global mais admirado

Será que você concorda com o resultado?

 

Barack Obama é o líder mundial mais admirado no mundo. A Worldwide Independent Network of Market Research (WIN, associação que reúne as maiores empresas independentes de pesquisa de mercado do mundo) realizou uma pesquisa com 63.976 pessoas, de 65 países (1.985 delas no Brasil), para avaliar dez líderes mundiais, apontando o quanto os entrevistados são favoráveis ou não.

Das quase 64 mil pessoas, três em cada cinco (59%) têm uma visão favorável ao presidente dos Estados Unidos. Por outro lado, os que são desfavoráveis a ele representam 29%. Obama é bem visto, sobretudo, no sul da Ásia (76% são favoráveis), União Europeia (67%), América Latina (65%), África subsaariana (parte do continente africano ao sul do Deserto do Saara ? 65%) e leste asiático (65%). Entretanto, nos países do Oriente Médio e do norte da África sua favorabilidade recua para 33%. No Brasil, Obama é bem visto por 66% da população.

Em segundo lugar no ranking está a mulher do ano de 2015, segundo a revista Time: a chanceler alemã Angela Merkel. Mundialmente, 42% são favoráveis a ela e 29%, desfavoráveis. Ela é bem vista principalmente na Europa e, ironicamente, mais admirada pelos homens (45%) do que pelas mulheres (39%). O primeiro-ministro britânico, David Cameron, é o terceiro da lista, com 37% da população global sendo favorável a ele e 28%, desfavorável. Cameron tem melhores resultados no sul da Ásia (53%) e na América do Norte (46%).

                                                       Ranking de favorabilidade aos líderes mundiais

Obama líder global admirado

Já a presidente brasileira, Dilma Rousseff, divide a 8ª colocação no ranking dos 10 líderes mundiais pesquisados com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi: 24% da população global é favorável aos dois, mas Dilma tem maior proporção de pessoas que se declaram desfavoráveis a ela (23% contra 20% do indiano). Dilma e o presidente francês, François Hollande, são os únicos dos dez líderes que têm uma imagem pior em seus países. De acordo com o IBOPE Inteligência, que realizou a pesquisa no Brasil, 76% dos brasileiros são desfavoráveis a Dilma.

O líder com o maior percentual de entrevistados desfavoráveis é o presidente russo Vladimir Putin: 43% da população mundial é desfavorável a ele. Putin é significativamente impopular na União Europeia (67%) e América do Norte (65%), mas tem boa imagem no país mais populoso do mundo, a China, onde 55% da população é favorável a ele. Globalmente, um em cada três entrevistados (33%) é favorável ao presidente russo.




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS