7 lições de David Bowie para empreendedores

Especialista explica o que o músico pode ensinar a quem tem ou quer ter o próprio negócio

Não foi só na música que o astro David Bowie inspirou as pessoas, sua carreira foi eternizada por personagens, muita personalidade e uma visão além de seu tempo. Analisando a fundo, empreendedores podem tirar sete lições da trajetória do músico que inovou tanto. Veja quais são elas e inspire-se. 

Leia também
7 passos para ganhar em dólar

1. Diferencie sua marca
Aos 18 anos, David Robert Jones mudou seu nome para David Bowie. O motivo? O vocalista da banda The Monkees se chamava Davy Jones e Bowie não quis ser confundido com o músico britânico.

2. Viva o máximo de seus produtos
Bowie é conhecido pelas suas diversas personas. Criou personagens como Ziggy Stardust, Major Tom e The Thin White Duke para viver intensamente as diferentes personalidades, angariando fãs de diversos estilos.

3. Não tenha medo de se reinventar
David Bowie não foi somente uma estrela do rock, o cantor mudou seu estilo musical inúmeras vezes, compondo e tocando pop, glam rock, art rock e até blue-eyed soul. Além disso, não se restringiu ao mundo da música e se arriscou no cinema, ganhando elogios pela atuação como protagonista do filme The Man Who Fell to Earth (1976).

4. Quebre paradigmas
Ousar pode significar ainda mais sucesso. Na década de 70, quando o preconceito era muito mais latente que nos dias de hoje, Bowie se vestiu de mulher e assumiu ser bissexual.

5. Parcerias podem ser benéficas
Bowie colecionou sucessos em sua carreira, mas não deixou de unir forças com outros grandes artistas para criar hits mundiais, como ?Under Pressure?, com a banda Queen, ?Fame?, com John Lennon e ?Dancing in the Street?. com Mick Jagger.

6. Pioneirismo
Sem prever os streamings e compras de músicas online, em 1996 Bowie disponibilizou exclusivamente pela internet o single ?Telling Lies?. Além disso, em 1998 lançou seu próprio provedor de internet, o Bowienet, para que seus fãs trocassem experiências e arquivos.

7. Oportunidade nas adversidades
Bowie transformou sua maior dificuldade em arte. Lançado em 8 de janeiro, dois dias antes de sua morte, o álbum ?Blackstar?, seu vigésimo sétimo de estúdio, foi considerado pela revista Rolling Stone uma obra-prima. O disco traz ainda a música ?Lazarus?, em que Bowie simula a morte no vídeo-clipe.

Leia também
Faturamento das MPEs de SP volta ao patamar de 2009

*Walter Sabini Júnior é sócio-fundador da Hi Partners Capital&Work.






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS