Como ser um YouTuber de sucesso

Confira dicas de especialista em gestão e produção de canais famosos do YouTube para conquistar seu lugar ao sol

Uma pesquisa recente realizada pela Provokers para Google e Meio & Mensagem identificou personalidades mais influentes em vídeo entre os jovens brasileiros. Entre os top 20, pelo menos 8 fizeram fama a partir de canais independentes de conteúdo no YouTube. São os famosos YouTubers, celebridades que podem não ter ainda o alcance de um ator ou atriz da televisão, por exemplo, mas geram um engajamento muito intenso na internet.

Oras… quem não gostaria de ter um canal de sucesso no YouTube? Até porque é cada vez maior o número de pessoas adeptas aos vídeos on-line, seja como entretenimento, seja como informação. Até mesmo para aprender a cozinhar, por exemplo. Ou coisas mais simples, como fazer uma barra de calça.

No entanto, não é necessariamente uma tarefa fácil chegar ao estrelato virtual. ?YouTuber hoje em dia, é profissão de muita gente. Muitos olham só a parte do hobbie, mas não é só isso. Exige muita dedicação?, comenta Greta Paz, diretora da MPQuatro.

A empresa de conteúdo e estratégias de vídeos para redes sociais faz mais do que produção. Trabalha desde a estratégia até a parte burocrática do negócio. Com clientes que vão desde empresas em busca de comunicação com clientes, até canais famosos como o Gastronomismo, a MPQuatro sabe bem o que é necessário para chegar lá. Tanto é que, conforme conta a diretora, já aconteceu da empresa avisar a um possível YouTuber que ele, com aquele perfil e aquela temática, não chegaria lá. Isso é muito importante, afinal, com a mesma velocidade que uma pessoa vira sucesso, pode virar mico.

Assim, para evitar problemas, Greta Paz lista alguns fatores que podem fazer a diferença no sucesso de um novo YouTuber.

1)    É fundamental é estar confortável e disposto a se exibir, aparecer nas câmeras. ?Mais do que personalidade, é preciso se sentir confortável com produzir e aparecer nos vídeos. Isso é bem importante, porque em um canal em que a pessoa é muito preocupada, quer refazer muitas vezes, acaba limitando as postagens?, explica Greta. Segundo ela, é importante entender que ser YouTuber tem muito pouco a ver com ser apresentador. É outra linguagem, outro formato, e se identificar com isso é muito importante.

2)    Ser referência no que faz. ?Se você quer um canal de gastronomia, tem que entender de gastronomia, sim. Se você vai fazer um canal de fitness, tem que saber muito. Se é game, tem que ser um dos melhores. Tem que ser um diferencial no universo em que você está tentando montar um canal?, aconselha a diretora da MPQuatro.

3)    Criar empatia com seu público. Para conquistá-lo, é importante dividir suas dúvidas com eles, suas alegrias, se abrir com seus espectadores.

4)    Dedicação. Há toda a parte de estratégia, é preciso postar com frequência, criar vídeos semanais, no mínimo quinzenais. Isso envolve uma produção grande, fora a parte comercial. Mesmo que de forma tímida, é necessário que a pessoa se envolva com isso. ?Não ache que dá para começar só produzindo um canal. A maioria das pessoas que sonham ser um YouTuber acham que é só estar na frente das câmeras, mas tem que ter esse outro lado que faz com que o canal decole?, diz Greta.

5)    Talento, claro.

6)    Equipamento de qualidade. Uma boa edição e uma imagem de qualidade são requisitos mínimos. Assim, a pessoa tem que mergulhar para aprender isso ou encontrar pessoas que deem suporte nessas áreas. ?Nenhum talento brilhante vai se sustentar com uma produção horrível?, destaca a executiva.

7)    Persistência. ?As pessoas acham que o vídeo vai bombar da noite pro dia. Mas eu tenho canais que já estão há mais de quatro anos produzindo e há 2 colhem alguma coisa maior?, conclui Greta Paz.

greta paz mp4

Greta Paz, diretora da MPQuatro

Leia Mais:

Vídeos ganham cada vez mais espaço entre os usuários de redes sociais

A prova cabal de que mídias tradicionais e digitais não competem

YouTube e Twitter poderão vender produtos






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS