Confiança das MPEs segue em baixa

Condições econômicas do país continuam afetando desempenho de empresas, mostram SPC Brasil e CNDL

Em janeiro, o Indicador de Confiança dos micro e pequenos empresários (MPEs), calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), totalizou 42,03 pontos. Apesar da ligeira melhora em relação a dezembro, o resultado segue abaixo do nível neutro de 50 pontos, demonstrando que os empresários entrevistados continuam pouco confiantes com as condições econômicas do Brasil e de seus negócios.

Leia também:
Vendas do varejo caem 18,4% em SP 

O Indicador de Confiança do SPC Brasil e da CNDL é baseado nas avaliações dos micro e pequenos empresários sobre as condições gerais da economia brasileira e também sobre o ambiente de negócios, além das expectativas para os próximos seis meses tanto para a economia quanto para suas empresas.

Enquanto 79,13% dos micro e pequenos empresários consultados no levantamento disseram ter a percepção de que a situação econômica do país piorou nos últimos seis meses, apenas 7,0% relataram terem observado melhora no ambiente macroeconômico. Além disso, 62,38% dos empresários entrevistados acreditam que o desempenho da sua empresa piorou ao longo dos últimos meses.

Leia também:
Pedidos de falência iniciam o ano em alta 

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, ao longo de 2015, o impasse político e o aprofundamento da recessão reforçaram a crise de confiança que já existia, iniciando um ciclo vicioso de descrédito na economia e queda da atividade.

Em nota, o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, declarou que a retomada da confiança por parte dos empresários é um dos principais requisitos para o país encontrar condições de se recuperar da crise econômica e voltar a crescer. ?Se há otimismo, os empresários estão mais dispostos e confiantes para assumir riscos e ampliarem seus negócios, inclusive contratando mais funcionários e reforçando os estoques?, propôs o executivo.

Leia também:
Intenção do comércio em investir melhora em janeiro 






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS