7 dicas para correr à noite

Gosta de correr, mas não encontra tempo? Confira algumas dicas para quem tem a noite como companheira no esporte

Por: - 4 anos atrás

Não importa o horário, correr faz bem! Agora, se você só tem a noite como opção de horário, ou simplesmente é fã de corridas noturnas, confira algumas dicas para praticar sua corrida com mais segurança.

1. Use roupa refletora

Não é preciso levar uma lâmpada de mineiro na testa. Mas vale usar roupas com alguns pontos refletivos, que o torne mais visível, sobretudo se no seu percurso tiver de atravessar pontes ou ruas movimentadas. Agora, se o percurso for de tráfego intenso, vale usar um colete refletor (como o que traz no carro) por cima da roupa. Ele vai te dar muito mais segurança.

2. Avise alguém e leve celular

É sempre bom avisar alguém sobre seu percurso, horário de saída e o tempo aproximado para o retorno. O celular é bastante recomendável também. Se for ouvir música, cuidado! O volume muito alto pode te deixar distraído e não perceber a aproximação de alguém ou de um veículo. Há quem opte por usar uma pulseira com o nome e um contacto telefónico de um familiar próximo. Outra opção é colocar essa informação como imagem de fundo no ecrã do celular.

3. Não corra sozinho

Sempre que possível, corra com alguém. Além de duas pessoas serem sempre uma fonte de motivação uma para a outra, correr acompanhado diminui os riscos de toda a espécie. Desde prestar apoio ao parceiro em caso de contusões até dissuadir companhias indesejadas. Hoje existem muito grupos de corrida também. É só pesquisar pela web.

4. Seu cão pode ser seu companheiro

Caso tenha um, e preferencialmente se o seu cão tiver porte suficiente para te acompanhar, vale a pena. Além de ser um ótimo exercício para o animal é muito divertido. Mas atenção, se o seu cão não está acostumado prefira parques a ruas movimentadas. Agora, se o cão for agressivo, melhor não, ou leve-o na coleira e com focinheira.

5. Varie as horas e os itinerários

Certifique-se de que vai variando os percursos e as horas para a corrida noturna. Isto é especialmente importante quando se corre sozinho e em locais pouco frequentados ou mal iluminados. Temos tendência a criar rotinas, e no caso de corridas noturnas isso pode representar um perigo.

6. Leve um apito

Um apito é um alarme muito eficaz. Pode ser aqueles que juízes utilizam no futebol. Se sentir alguma presença suspeita não arrisque: sebo nas canelas e saia apitando. Vá na direção de alguém ou de um lugar movimentado. Nessas horas nem pense em bancar o herói, nunca se sabe do que um agressor é capaz.

7. Não se abstraia do que o rodeia

Isto não significa passar a corrida inteira olhando por cima do ombro, no entanto, ao correr à noite é muito importante estar alerta. Não ignore os seus instintos: se observar alguma presença estranha nas imediações ou se, por algum motivo, o ambiente não lhe agradar, não hesite em alterar o seu percurso.

Olho vivo, pé ligeiro e boas corridas noturnas!