EXERCITANDO O CÉREBRO: JOGOS PARA A TERCEIRA IDADE

Saiba quais são os jogos e quais doenças eles ajudam a prevenir

Por: - 4 anos atrás

Diego Cervo / Shutterstock

Sabia que dá para minimizar efeitos de doenças senis, ou até mesmo preveni-las? E, o melhor: dá para se divertir enquanto faz isso! Os jogos preferidos dos idosos, que ainda hoje se reúnem em praças com os amigos para partilhar uma partida de buraco, por exemplo, são, além de uma forma de lazer, super importantes para a saúde mental e para a prevenção de doenças degenerativas.

Palavras cruzadas, dominó, baralho, gamão, dama e xadrez são práticas indicadas por médicos e psicólogos como método preventivo de doenças senis, até mesmo o Mal de Alzheimer. “O que ocorre é que os jogos lógicos estimulam uma série de aspectos sensoriais de extrema importância para os idosos”, diz Danielle Sá, psicóloga da Sociedade Brasileira de Arte, Cultura e Cidadania (Sobacc).

“O jogo é um exercício cerebral e cognitivo bastante eficiente, que estimula o funcionamento e extensão da memória e do trabalho neuronal. A inteligência, que é a capacidade perceptivo-motora do ser humano. A atenção, a linguagem responsável pela fluência verbal, nomeação e compreensão. A memória visual e espacial, o raciocínio e as funções de execução”, explica Danielle.

Por exemplo, fazer palavras cruzadas, é uma das atividades mais citadas como responsáveis pelo benefício de uma mente saudável por uma vida longeva.

E a psicóloga vai além. Não são esses os únicos benefícios dessas atividades. Não é o caso das palavras cruzadas, que as pessoas realizam sozinhas, mas nos outros tipos de jogos, que contam com a participação de duas ou mais pessoas, essa interação social é muito indicada.

“A solidão é um sentimento que acompanha os idosos e o convívio social é muito importante para que eles não se sintam deprimidos. Isso porque a integração social gera a capacidade de ouvir, prestar atenção, reter informações e aprender controlar a ansiedade”, complementa Danielle.

Para quem mora no Ceará, a Sobacc promove eventos voltados a idosos com diversas atividades.