Infográfico: Uma ferramenta a serviço do consumidor

Conheça um site que une empresas e clientes em busca da melhor solução para seus problemas, além de evitar conflitos maiores

O alto número de processos prejudica consumidores, governo e empresas. Além dos custos, o tempo gasto em torno de resolver conflitos simples acaba sendo uma enorme dor de cabeça para todos. Mas, desde 2014, existe um caminho mais rápido que a justiça para resolver esses pequenos problemas: a plataforma Consumidor.gov.br surgiu para agilizar a solução de conflitos de consumo, mediando as relações entre consumidores e empresas.

O site tem funcionamento simples. Se a empresa com quem você precisa resolver algum problema já for cadastrada, o consumidor registra sua reclamação e, a partir daí, a empresa tem até 10 dias para analisar e dar uma resposta. Em seguida, ele tem até 20 dias para comentar a resposta recebida, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

Até agora, o Consumidor.gov.br tem atingido bons índices de solução, resposta e satisfação. Isso indica que, no fim das contas, todos – consumidores, governo e empresas – estão empenhados em trabalhar conjuntamente para resolver conflitos. Confira alguns índices do portal, os últimos divulgados.

 

consumidor_gov_br_ok

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

As IDENTIDADES do novo consumidor sem rótulos #CM25ANOS

Futuro incerto? O que pensam os futuristas em tempos de crise social

“Contágio” e outros filmes sobre epidemias para ver dentro de casa

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

A ascenção das newsletters

VEJA MAIS