Intenção das MPEs de investir cai para o menor nível

76% dos empreendedores não pretendem investir no próprio negócio nos próximos três meses. Entenda

A intenção das micro e pequenas empresas de investir no próprio negócio caiu em fevereiro e atingiu a maior proporção da série histórica, segundo divulgou hoje (17) o SPC e a CNDL. Ao todo, 76% desses empreendedores não têm intenção de realizar investimentos na própria empresa nos próximos três meses.

O Indicador de Propensão a Investir MPE registrou em fevereiro apenas 21,52 pontos, ficando abaixo dos 24,68 pontos do mês anterior. Em relação a janeiro, a queda no indicador corresponde a 12,8%. O indicador varia de zero a 100: quanto mais próximo de 100, maior é a probabilidade de os empresários investirem e, quanto mais próximo de zero, menos propensos eles estão.

Leia também
MPEs de SP registram o pior faturamento em 18 anos

Segundo as entidades, toda a instabilidade política e a crise econômica pesa na decisão de investir. ?Diante desse cenário, e sem a perspectiva de breve retomada econômica, falta confiança aos micro e pequenos empresários para que assumam novos investimentos em seus negócios?, explicou em nota o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

De acordo com a pesquisa, apenas 16,4% dos empreendedores afirmaram que farão algum investimento nos próximos três meses: a menor proporção dos que pretendem investir desde o início da série histórica. ?Outro motivo que explica porque os empresários estão reticentes em investir é a insegurança com relação ao retorno do capital investido, agravada pela crescente tensão política, que interdita o ajuste na economia?, disse o presidente.

Entre os poucos empresários que pretendem investir, os investimentos prioritários serão na reforma da empresa, mencionado por 34,4%, na ampliação de estoque (29,8%) e em mídia e propaganda (29,0%). Entre eles, a maioria (76,3%) pretende usar capital próprio para investir e 21,4% pretendem recorrer a empréstimos em bancos ou financeiras.

Leia também
Pequenos negócios geram mais empregos em janeiro






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS