Um Jaguar e um drone: quem ganha essa corrida?

Vídeo mostra desafio do Jaguar XJ sendo perseguido pelo drone mais preciso da atualidade

Por: - 4 anos atrás

Divulgação Jaguar

Até onde a aerodinâmica de um carro pode enfrentar grandes curvas sem o veículo perder a estabilidade? Dá para ele ser, por exemplo, tão ágil quanto um drone? A Jaguar aceitou este desafio: colocou um modelo XJ para ser perseguido por um drone tecnologicamente avançado. A ideia foi mostrar o potencial tecnológico dos dois veículos.

O desafio aconteceu no Circuito Internacional de Zhuhai, na China. O Jaguar teve que se livrar do drone em uma área industrial cheia de contêineres, avenidas arborizadas, boxes e um parque de estacionamento subterrâneo. O carro demonstrou agilidade e controle durante o desafio.

Mark Higgins é dublê de motorista em filmes de sucesso em Hollywood – com direito a perseguições de James Bond na lista. JaeHong Li é um dos melhores pilotos de drone do mundo. E os dois se divertiram no desafio.

“Quando a Jaguar ofereceu o XJ e toda a sua tecnologia para ir contra um dos melhores pilotos de drones do mundo, eu agarrei a chance. O carro é projetado para o mercado executivo de luxo e, ao mesmo tempo, é muito dinâmico. Esse foi um excelente desafio. Durante a perseguição, foi muito bom ver que encontramos algumas maneiras divertidas para iludir o drone!”, diverte-se Higgins, que também é um piloto campeão de rally.

desafio_jaguar_drone_int

Foto: Divulgação Jaguar

A ação também mostrou como a alta tecnologia pode melhorar de forma significativa a produção de cenas de perseguição com veículos.

“Voar contra o carro nos deu algumas visões interessantes sobre como esse tipo de tecnologia pode ser usada para filmagem, com grande potencial para sequências de perseguições futuras! O DJI Inspire 1, drone que usamos, mostra como o mais importante é ter precisão e equilíbrio do que ter ritmo correto. Ele tem o melhor da classe, a sua câmera aérea a bordo estabilizada Zenmuse X5, usada principalmente para as filmagens, foi perfeita para esse desafio”, elogia JaeHong.

“A tecnologia desempenha um papel significativo em novos veículos da Jaguar, desde sistemas de assistência ao condutor a sistemas de entretenimento. Essa corrida foi uma maneira divertida de mostrar nossa tecnologia atual de câmeras de 360 graus e sensores no XJ. Em situações cotidianas, câmeras e sensores de veículos trazem uma garantia adicional para o motorista, tornando-o mais fácil de manobrar e estacionar. Os nossos novos sistemas são todos para proporcionar a melhor experiência de dirigir ao motorista e tornando-a mais relaxante, agradável e seguro”, revela Ian Hoban, diretor da linha de veículos da Jaguar.

Confira o vídeo da ação