6 Mandamentos para enfrentar a crise

Estudo mostra como as marcas devem agir para lidar com um consumidor empoderado, racional e infiel

A crise reforçou o Low Consumerism, no qual o consumidor passa a refletir sobre sua real necessidade de consumo, tanto por motivos financeiros como pela conservação do planeta.

Leia também:
Aumenta presença dos MPEs no e-commerce 

De acordo com o estudo A Crise Econômica e a Dinâmica das Compras da Família Brasileira, realizado pelo IBOPE Inteligência, o consumidor hoje encontra no próprio consumo sua maneira de protestar contra a crise e reage deixando, por exemplo, de comprar marcas com preços abusivos.

Marcia Akinaga, diretora de pesquisa qualitativa e inovação do IBOPE Inteligência, que coordenou o estudo, disse em nota que ?metodologias tradicionais já não atendem à complexidade do consumidor atual. Temos trabalhado em planejamentos que envolvem um mix metodológico e soluções híbridas para aprofundar o conhecimento?.

Leia também:
3 Estratégias para cativar os Millenials 

Em outras palavras, abre-se um espaço para experimentação de novas marcas e consequentemente criação de novos vínculos. A pesquisa aponta seis conclusões que podem ajudá-las a enfrentar a crise. Veja a seguir quais são elas:

1. Reconheça o poder dos consumidores e deixe isso explícito para eles;

2. Valorize escolhas conscientes ou ponderadas e dê motivos/razões que justifiquem de algum modo essa escolha;

3. Transmita a ideia de solidez, da compra como investimento;

4. Customize para que consumidor possa escolher do jeito dele;

5. Resgate a noção de lazer, divertimento, momento de respiro, para esquecer da crise; 6. Adote um tom de transparência e parceria, não de paternalismo.

Leia também:
Crise econômica faz busca por crédito cair 12,2% 






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS