Procon-SP divulga ranking de reclamações de 2015

E nele estão setores que já ocuparam a liderança em anos anteriores, mas há também uma surpresa

poosan/ Shutterstock

A Fundação Procon-SP divulgou (no dia 22/03) o ranking estadual de reclamações ao longo do ano de 2015. O levantamento exibe não apenas os setores mais demandados, mas também o índice de soluções das empresas – uma espécie de termômetro do atendimento das demandas dos clientes.

O ranking estadual contém os 50 fornecedores (empresas ou grupo de empresas) que mais geraram reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que, não solucionadas em fase preliminar de atendimento, geraram a abertura de processo administrativo.

No ranking deste ano, alguns velhos conhecidos do Procon e uma surpresa. Quatro companhias do setor de telecomunicações ocuparam as quatro primeiras colocações do levantamento, algo que ocorre desde 2012. A quinta posição foi ocupada por um grupo do varejo de supermercado. A surpresa foi a disparada de um plano de saúde paulistano, que saiu do 42º para a 8ª colocação. Adivinhe qual…

Segundo dados do Procon-SP, foram registrados 1.050.352 atendimentos entre consultas, orientações, carta de informações preliminares e reclamações. Destes, 60.949 geraram reclamações fundamentadas, sendo 46% no Procon-SP e 64% nos Procons Municipais no interior, litoral e grande São Paulo.

Veja o top 5 da quantidade de reclamações de 2015:

1º – A América Móvil (grupo que reúne Claro, Net e Embratel) – 5.883
2º – Vivo/Telefônica/GVT – 3.901
3º – Sky Brasil Serviços Ltda – 2.731
4º – Tim Celular S/A – 2.351
5º – Grupo Pão de Açúcar (GPA, Extra, Pontofrio.com, Casas Bahia.com) – 2.349

OBS: O Grupo Unimed, que ocupou o 42º lugar em 2014, subiu para 8º. O motivo é o fim da Unimed Paulistana.

A empresa que menos atendeu o cliente: Unimed Paulista, com 94,46% de reclamações não atendidas.

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