Confira se você tem um bom salário

Alguns profissionais acreditam que merecem salários melhores. Mas será que leva tudo o que recebe em consideração?

Tempo de leitura: 2 minutos

24 de março de 2016

Shutterstock

Um salário bom é a recompensa que todos desejam ter por um trabalho bem feito. Independentemente do momento da vida profissional pelo qual você passa, certamente quer ser valorizado. Como o salário recebido é uma recompensa que deve corresponder ao tanto que se gera de valor a uma empresa, é comum se questionar se o seu salário é compatível com seus esforços.

Leia e descubra se você tem um salário bom.

Pense no valor de cada aspecto

Para avaliar corretamente sua situação salarial, é necessário considerar sua idade, formação, horas trabalhadas, entre outros aspectos envolvidos na questão.  Reflita sobre os benefícios inclusos em seu contrato de trabalho, e que você usufrui.

Muitas vezes, um salário nem tão alto é compensado por vale-refeição caprichado, convênio médico com excelente atendimento, colônia de férias, abonos salariais, dentre outras coisas. Ao analisar a situação salarial, tudo deve ser pensado.

Média do mercado: um indicador seguro

Há, para determinada profissão ou função, valores mínimos e máximos praticados pelas empresas. Usando esses referenciais, o mercado estabelece médias salariais, ou seja, valores médios pagos a profissionais com funções iguais.

Esse valor pode ser facilmente conferido, já que há até mesmo sites que mantêm bancos de dados confiáveis. Entre eles LoveMondaysEmpregos.com.br e Salário BR , ambos com foco em pesquisa salarial.

Disponibilize seu currículo em algum site de empregos

Atualizar o currículo e ver como anda o mercado de trabalho é uma boa maneira de saber se o seu salário está na média ou abaixo dela. Preencha sua pretensão salarial com o quanto você ganha atualmente e veja se desperta interesse nas empresas.

Dessa maneira, você ficará sabendo se o mercado está favorável, ou ruim para quem busca recolocação profissional. Lembre-se: a lei da oferta e da procura vale também para cargos e salários. Em épocas difíceis é arriscado mudar de emprego.

Tenha muito claro o que esperar da empresa onde trabalha

Para saber exatamente se o salário que você ganha é bom, é necessário ter muito claro seus objetivos e perspectivas. Pode ser que a empresa para a qual você trabalha tenha um plano de carreira maravilhoso e totalmente possível de ser trilhado por você.

Nesse caso, pode ser um péssimo negócio você sair de seu emprego por um salário um pouco mais alto. Afinal, crescimento profissional agrega valores financeiros e outros, como a satisfação de ver os resultados de suas ações.

Levadas em conta todas essas variáveis, se você estiver mesmo insatisfeito com o seu salário, é hora de providenciar mudanças. Nada de radicalismo: chegar para o empregador e falar abertamente sobre seu descontentamento salarial é uma atitude com poucas chances de ser bem recebida.

Reflita sobre seu momento de vida, pense nas possibilidades de reciclagem profissional. Quem sabe não é a hora certa para fazer a pós-graduação ou especialização que você sempre quis? Adquirir novos conhecimentos tem tudo para fazer seu valor no mercado de trabalho subir consideravelmente, e, dessa forma, você poderá alcançar o salário bom que tanto merece.

 

*Via GuiaBolso.

 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS