Saiba qual o tamanho ideal de uma televisão para a sua sala

Será que sua televisão precisa continuar pequena? Ou as novas tecnologias podem mudar esse cenário?

Por: - 3 anos atrás

Andrey_Popov/ Shutterstock

Quarto pequeno, televisão pequena. Essa pode ser uma grande máxima na hora de decorar um ambiente, certo? Não necessariamente. Antigamente, era preciso pensar mesmo nesses cuidados. A TV precisava ser proporcional ao tamanho do espaço, para não destoar do resto do ambiente (imagine uma TV de tubo). Hoje em dia, com a evolução das tecnologias, as TVs são cada vez mais finas.

De qualquer forma, você deve pensar se uma TV muito grande não deixaria uma imagem esquisita – aquela sensação de estar grudada no nariz da gente. No entanto, as tecnologias não mexeram só no tamanho das TVs. Com as inovações no que diz respeito à resolução da tela, essa distância entre aparelho e telespectador pode ser encurtada. E dá para quem tem um apê pequeno ter uma televisão de tela grande.

Até porque essa tendência de TVs maiores reflete o desejo das pessoas de terem televisores “gigantes”. Oras… quem nunca sonhou em ter um verdadeiro cinema em casa. E segundo a Samsung, especialista em tecnologias de televisores, é possível utilizar uma TV 4K Ultra HD de 55 polegadas em uma sala em que a distância entre o sofá e a tela é de 2 metros. Enquanto isso, para que não haja perda na qualidade de imagem, esse mesmo ambiente comporta no máximo uma TV Full HD de 48 polegadas.

Isso acontece porque as TVs 4K Ultra HD têm quatro vezes mais pixels (pontos de formação da imagem) do que uma TV Full HD – são 8 milhões de pixels, ao todo. Por isso o telespectador pode ficar perto da tela sem notar perda de qualidade de imagem ou sentir cansaço visual. Essa já é uma ótima vitória. Assim, o cinema pode ficar cada vez mais perto de você – literalmente.

Veja, abaixo, a distância aproximada recomendada pela Samsung para cada tamanho de TV:

tamanho-televisao