Shoppings adiam inaugurações por falta de lojistas

Pesquisa do Ibope mostra que existem 58 shoppings em construção no País

Até março, existiam 58 shoppings em construção no País – um total de 11,4 mil novas lojas. Mas nem todos vão inaugurar como o previsto, segundo pesquisa divulgada pelo Ibope Inteligência.

Desse total, quase metade dos projetos previstos para até 2019 está prometida para este ano. Alguns, contudo, já estavam prontos, mas se viram obrigados a postergarem a inauguração pela falta de varejistas, segundo o instituto de pesquisa.

?Além do momento difícil, há ainda o problema da localização: muitos deles estão localizados em pontos, no mínimo, duvidosos, o que torna as perspectivas de ocupação e atração de fluxos ainda mais preocupantes?, afirmou, em nota, Marcia Sola, diretora do Ibope Inteligência.

Leia também
Fluxo em shoppings de alto padrão cresce

?Se, na melhor das hipóteses, acontecer uma retomada ainda que moderada da economia no segundo semestre e que esse movimento se acelere nos próximos anos, serão necessários seis anos para que todo o espaço vago existente no mercado atualmente seja ocupado. Ou seja, para empreendedores mais cautelosos, novos projetos devem mirar 2022 ou além?, afirmou Marcia.

A implantação dos 58 novos shoppings no mercado brasileiro nos próximos três anos representará um crescimento de 15% sobre a atual capacidade instalada. Hoje, existem 498 shoppings em operação no país, que totalizam 13,9 milhões de metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) e 82 mil lojas.

Leia também
45% das lojas de novos shoppings estão vazias

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS