Aplicativos que podem ajudar o consumidor

As novas tecnologias tornam possível facilitar e muito a vida do consumidor. Há aplicativos para tudo, conheça alguns deles

David Molina G/ Shutterstock

As novas gerações querem praticidade. Querem o mundo a um toque, na palma de suas mãos. Ou seja, no Smartphone. Definitivamente, a ordem dos dias modernos é essa: um toque na tela e, qualquer que seja o problema, é possível resolver.  Para atender a essa demanda, os aplicativos são um excelente canal. Há aplicativos para facilitar a vida do consumidor em diversas situações da sua vida, desde financeiramente até em questões de saúde, por exemplo.

Apresentamos aqui alguns exemplos de aplicativos que facilitam a vida dos consumidores. Não dá para ficar fora dessa onda.

Deslocamentos:

Para chamar um táxi, nada de ligações ou ficar parado na rua tentando parar um carro. Já existem aplicativos diversos que realizam a função, sendo os mais famosos o Easy Taxi e o 99 Taxis. Há, ainda, a opção para quem não quer um táxi: há o polêmico Uber. Em ambas as ferramentas, há facilidades de pagamento e, principalmente, mais segurança, já que os motoristas são avaliados pelos usuários. Para quem vai de carro, há a opção do Álcool ou gasolina, chefia?, que ajuda a economizar na hora de abastecer, já que é possível escolher o combustível mais barato através de uma calculadora inteligente. Basta informar os preços do álcool e da gasolina.

Viagens:

As companhias já apostam em check-in diretamente pelo celular há algum tempo. Alguns diferenciais são o Minhas ofertas Tam, parceria entre a companhia aérea com o Facebook para lançar um aplicativo acessível na rede social, por onde é possível receber alertas de promoções nas passagens. Já a Gol permite monitorar horários de voos e alterá-los, se for preciso. Pelo app da Azul, dá para ver horários de voos e também dos ônibus gratuitos que a companhia disponibiliza. Pelo Voopter, dá para comparar preços das passagens. Para quem vai de ônibus, tem o ClickBus.

Não dá para falar de apps de viagem sem falar do Airbnb, plataforma que permite que as pessoas encontrem hospedagens alternativas de forma segura. Funciona como um marketplace que administra uma comunidade confiável para que as pessoas anunciem, descubram e reservem espaços diferenciados pela Internet (via computador, tablets ou por celular). Seja um apartamento por um dia, um castelo por uma semana, uma vila por um mês, o Airbnb conecta pessoas em experiências de viagem únicas, a qualquer faixa de preço, em mais de 34.000 cidades e 190 países.

Economia:

Em tempos de crise, economizar é fundamental. Aqui, podemos citar o Gastos Diários, app projetado para organizar rendas e despesas. Dá para registrar por data os seus movimentos de dinheiro e, em seguida, analisar os resultados em relatórios. O AcessoCard ajuda no controle de uso do cartão pré-pago (modalidade que pode ajudar a conter os gastos). Um dos queridinhos do público é o Guia Bolso, gerenciador que organiza as finanças automaticamente, a partir da conta corrente e de cartões de crédito do usuário, com funções para quem quer ficar de olho em gastos excessivos e estipular metas de economia.

Na hora de comer:

Para quem gosta de sair, o Divide a conta ajuda o usuário a fazer aquelas divisões intermináveis de quanto cada um gastou de forma rápida e segura. O app permite que você selecione quem consumiu cada item e quanto cada um já pagou. Na hora de pagar a conta, ele divide o que cada um gastou.

Na hora das compras:

Há solução para tudo: desde buscadores para economizar no preço, como o Facilista, que permite fazer uma busca sobre o preço dos produtos disponíveis no supermercado e ainda formar sua própria lista de compras. Também para montar e editar listas de supermercado, o MeuCarrinho. Já o Guiato funciona como uma espécie de guia de promoções, disponibilizando ofertas, promoções catálogos e folhetos de diversas redes varejistas como supermercados, farmácias, lojas de decoração e moda. E tem também o já reconhecido comparador Buscapé. Para entregar, tem o Mandaê, solução que retira a encomenda em casa, embala e encaminha para uma transportadora parceira ou uma agência dos Correios.

Saúde:

Para chamar o médico até sua casa em apenas um clique, vale conhecer o Docway. Sem filas, sem burocracia, sem esperas. Basta entrar no aplicativo, escolher a especialidade e fazer o agendamento. Se for urgência, há um médico de plantão para ajudar. E o pagamento pode ser feito direto pelo app!

Para saber mais sobre aplicativos que ajudam no relacionamento com o consumidor, além de mais informações sobre os direitos do consumidor e como evitar conflitos no relacionamento, não perca o Seminário A Era do Diálogo
Serviço:
O que: Seminário A Era do Diálogo
Quando: 19 de abril de 2016
Onde: Hotel Renaissance
Realização: Grupo Padrão, revista Consumidor Moderno
Mais informações: www.aeradodialogo.com.br ou pelo telefone 55 11 3125-2215

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS