Sucos industrializados e os perigos do açúcar para crianças

Estudo revela que sucos industrializados excedem consumo diário de açúcar recomendado para crianças

Shutterstock

 

 

 

Você sabia que uma garrafa de 600 ml de refrigerante pode chega a ter 63g de açúcar (o equivalente a 18 colheres de chá). Mas engana-se quem troca o refrigerante pelo suco industrializado como uma opção mais saudável, principalmente para as crianças.

A afirmação partiu de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, que decidiram medir a quantidade de açúcar de 200 tipos de sucos prontos voltados para crianças.

O estudo descobriu que mesmo em quantidades menores o teor de açúcar dessas bebidas é “inaceitavelmente alto”. O estudo foi conduzido pelo pesquisador Simon Capewell e publicado no British Medical Journal.

Para a análise, pesquisadores dividiram os açúcares em dois tipos: livres e naturais. Os livres são os adicionados pelo fabricante e os naturais são os encontrados naturalmente na fruta. Os resultados mostraram que em metade dos produtos a quantidade de açúcar adicionada estava muito acima da recomendada. Metade dos sucos continuam aproximadamente 19g de açúcar livre, o equivalente a 5 colheres de chá.

Parece pouco? Não! Cinco colheres de chá é a medida máxima recomendada para o consumo diário de açúcar por uma criança – segundo diretrizes internacionais –  e todo esse açúcar estava presente em somente 200 ml de suco, de acordo com o estudo.

Rotulagem

Os pesquisadores também alertaram para o fato de que os rótulos mencionam a porcentagem diária de açúcar recomendada com base em um adulto.

Misture água

Os cientistas recomendam que se dilua o suco em água e seu consumo fique limitado a porções diárias de 150 ml.






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS