Vendas desaceleram mais no e-commerce em março

Apenas um segmento apresentou resultado positivo on e off-line, indica estudo

O desempenho das vendas no varejo se mantém negativo em março, de acordo com o SpendingPulse, relatório mensal da MasterCard sobre as vendas de varejo. Em março, as vendas totais (excluindo automóveis e materiais de construção) caíram 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

No comparativo entre janeiro e março deste ano, o varejo fechou com queda de 5,3%. O porcentual revela uma melhora no quadro na comparação com o último trimestre de 2015, quando o declínio chegou a 8,9%. Uma semana antes da Semana Santa/Páscoa foi possível identificar uma ligeira melhora nos resultados, que voltaram a piorar depois das comemorações.

Os setores com pior desempenho em março foram vestuários, móveis, eletrodomésticos e combustíveis. Por outro lado, artigos farmacêuticos, material de construção, supermercado e artigos de uso pessoal e doméstico cresceram acima do indicador de vendas totais.

O e-commerce também foi prejudicado na análise geral das vendas no período e caiu 4,8% em março. O trimestre fechou com ligeira queda de 0,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os setores como farmacêuticos, móveis, hobby e livraria e vestuário apresentam resultado acima da média do canal de distribuição, enquanto o setor de eletrodoméstico está abaixo.

“A perspectiva de aumento da taxa de desemprego piora o ambiente para as vendas no varejo. O ambiente atual continuará terá forte impacto sobre o setor varejista nos próximos meses”, disse em nota Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica da MasterCard Advisors.




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