Aplicativo ajuda quem quer viver sem carro

Ferramenta ajuda a traçar rotas para quem quer viver sem carro, incluindo informações em tempo real dos transportes públicos ou caminhos para quem vai a pé

Por: - 4 anos atrás

Shutterstock

Viver sem carro é uma opção bem comum na vida dos Millennials. O que eles querem é chegar, não importa como. E, para isso, contam cada vez mais com a tecnologia. Já existe até mesmo uma espécie de Waze para pedestres, o aplicativo SEM CARRO / Noucar.

Trata-se de uma atualização do app lançado em outubro do ano passado, originalmente para a cidade de São Paulo (SP SEM CARRO). Na nova versão, além de passar a atender também o Rio de Janeiro, teve suas funções ampliadas com novas parcerias e opções de uso.

A ferramenta utiliza um sistema de geolocalização, que identifica onde está o usuário e traça itinerários para o endereço final. Para tanto, inclui os meios de transporte escolhidos pelo usuário, informando valores e o tempo que este usuário gastaria com cada um. O aplicativo também tem uma área de conteúdo, com textos sobre mobilidade urbana e temas relacionados, além de dicas de segurança e de como facilitar o dia a dia sem carro.

Economia

No app, dá para escolher como ir. Para quem quer ir a pé, encontra a melhor rota. Para quem usa transporte público, dá para ir de ônibus, metrô/ trem ou nos dois combinados – o app traz informações em tempo real sobre a situação das linhas do Metrô ou da CPTM. O usuário que quiser economizar na passagem pode escolher um único modal de transporte, para gastar menos.

Bicicleta

O aplicativo também passa a compartilhar informações do Bike Sampa e Bike Rio, as “bicicletas do Itaú”. Assim, ao criar seu roteiro no app, os usuários podem visualizar as estações de bicicletas públicas mais próximas da origem ou do destino, além de saber quantas bikes estão disponíveis no momento da consulta, planejando onde pegar e onde deixar a bicicleta compartilhada.

Carro

Como a ideia é mobilidade, o carro não é excluído do app, que oferece acesso direto ao 99Taxis e ao Uber, para quem preferir.

Lazer e WiFi

Pelo app, também é possível encontrar lugares, como pontos comerciais (restaurantes, cinemas, bares e outros tipos de serviço) ou de lazer, em torno da posição do usuário, sendo possível fazer trajetos até eles. Essa facilidade pode inclusive indicar lugares de suporte em caso de problemas inesperados para o pedestre ou ciclista, por exemplo.

E, graças a uma parceria com o aplicativo Mandic Magic, dá para fazer tudo isso sem gastar o 3G, porque ele localiza a rede Wi-fi mais próxima e a senha de acesso. Assim, para consultar as indicações de roteiro no app SEM CARRO ou qualquer outro serviço na rede, o usuário pode usar o Wi-fi mais próximo, do qual o Mandic Magic vai indicar a senha.

O app SEM CARRO / NOUCAR* é uma iniciativa do jornalista Leão Serva, co-autor, com Alexandre Lafer Frankel, do guia “Como Viver em São Paulo Sem Carro”, que desde 2012 já lançou três edições anuais, com depoimentos de pessoas que abandonaram o carro para serem mais felizes, além de pesquisas e reportagens sobre a mobilidade alternativa na cidade. A comunidade no Facebook tem 118 mil seguidores que se anteciparam à tendência de redução das viagens com automóvel na cidade.  * Marcas registradas