Como evitar surpresas ao comprar pela Internet?

Infelizmente, ainda existem muitas armadilhas ao navegar pela web. Uma das mais comuns acontece quando as pessoas resolvem comprar online

Subbotina Anna/ Shutterstock

Estamos em 2016. A Internet de agora é mais rápida e eficiente do que aquela que conhecíamos há cinco anos, por exemplo. Mas, todo esse avanço da web – ainda – não é suficiente para que você possa ter um acesso 100% seguro ao mundo virtual. Especialmente quando o assunto é comprar.

Sendo assim, alguns cuidados devem ser tomados para que comprar online seja tarefa que aconteça com tranquilidade e não vire uma grande decepção. Para te ajudar a comprar em ambientes mais seguros, a Gerencianet, empresa desenvolvedora de soluções de pagamento e cobrança pela web com foco em atendimento especializado, separou algumas dicas úteis:

Certifique-se da credibilidade da loja

Neste momento, a principal dica é fazer uma pesquisa minuciosa da empresa, principalmente aquelas pouco conhecidas. Acessar o site do Procon e analisar se a loja possui um histórico de reclamações também é de grande valia. Consultar amigos e pessoas próximas que tenham comprado produtos nessa companhia também ajuda a evitar problemas indesejados. E, por fim, certificar-se da existência de um endereço e/ou telefone fixo para contatos.

Atenção aos dados de entrega

Quando finalizar a compra e efetuar o pagamento, atente-se qual é o prazo limite de entrega prometido pela loja e, também, o valor do frete. Com essas informações, você terá certeza se o produto chegará na data combinada, bem como o quanto será pago por esse serviço.

Preços muitos baixos podem ser um problema

Fique atento a promoções relâmpagos e, principalmente, a ofertas tenham preços muito abaixo daqueles praticados pelo mercado. Desconfie.

Opções de Pagamento

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, todos os estabelecimentos devem oferecer diferentes formas de pagamento. Caso a loja disponha de apenas uma opção, reclame.

Em caso de desistência

As compras efetuadas fora de um endereço físico podem ser canceladas em até 7 dias sem a obrigação de justificativas formais e o dinheiro deve ser ressarcido na sua totalidade.

Opte pelo pagamento por meio de uma intermediadora de pagamentos

Sempre que disponível, faça a compra utilizando um intermediador de pagamentos, como a Gerencianet. Essas empresas garantem a devolução do seu dinheiro caso a entrega não seja feita dentro do prazo ou o produto seja muito diferente do anunciado. Mas atenção: é preciso ficar atento ao prazo de garantia estipulado pela empresa.

Além disso, as intermediadoras de pagamento fazem uma análise prévia dos clientes, garantindo a segurança de quem compra ou de quem vende. Outra vantagem é que a empresa mantém seus dados bancários em sigilo.






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS