10 dicas de segurança para curtir a Virada Cultural

Você tem pavor de ser assaltado em multidões? Na Virada Cultural, um dos eventos mais legais de São Paulo, é preciso ter cuidado

Por: - 3 anos atrás

dwphotos/Shutterstock

É fato que grande parte dos paulistanos gosta de aglomerações e grandes eventos. O Carnaval é uma prova disso: os blocos de rua não ficam vazios nunca! O final de semana em que acontece a Virada Cultural, então, é um dos mais esperados pelo público.

Até domingo, quem estiver em São Paulo poderá curtir a extensa programação da Virada Cultural, que começa já nesta sexta. Mas, um dos grandes medos de quem participa dessas aglomerações é justamente a segurança. Porém, o que fazer para que não aconteça nada de ruim? Fabio Milani, especialista em segurança do GRUPO GR, selecionou algumas dicas de como evitar assaltos, afinal, nesses eventos o número de roubos é alto, principalmente de celulares. Confira.

1. Se optar pelo uso do transporte coletivo para ir e voltar não exiba joias, celulares, câmeras digitais ou dinheiro. Seja discreto.

2. Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade. E não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos, e muito menos deixe sua carteira no bolso de trás, pois pode ser alvo de ladrões durante a aglomeração de pessoas.

3. Shows, grandes centros comerciais, rodoviárias e aeroportos são locais de maior ocorrência de roubos e furtos de celulares.

4. Avalie sempre se é realmente necessário levar o celular ou câmeras fotográficas de alta definição.

5. Os assaltantes acompanham a vítima e, ao menor sinal de desatenção do usuário, aproveita. Muitas pessoas só se dão conta do furto muito tempo depois. Fique atento.

6. Os assaltantes contam com olheiros que observam usuários de celulares em eventos, na saída de empresas, hotéis ou aqueles que se descuidam do equipamento na rua enquanto falam ao telefone. Estes olheiros avisam assaltantes que estão em motocicletas. Estes realizam assaltos à mão armada contra pedestres, motoristas ou mesmo passageiros em táxis.

7. Fique atento à movimentação de pessoas estranhas. Se sentir que alguém está te seguindo, procure permanecer em um local com bastante movimento de pessoas ou procure um policial ou segurança no local.

8. Ao retornar, evite transitar em ruas ou praças mal iluminadas.

9. Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um suspeito.

10. No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo: comunique imediatamente à Delegacia de Polícia mais próxima da área.