Férias de julho: brasileiros preferem destinos nacionais

Perto das férias escolares, estudo do TripAdvisor revela também custo médio de uma viagem de uma semana e em qual período do mês é mais barato viajar

stockphoto mania/ Shutterstock

As férias de julho também são chamadas de “alta temporada” no Brasil. Afinal, é um dos períodos do ano que os brasileiros mais viajam, já que as escolas da maior parte do país entram em férias neste mês. Em tempos de crise, no entanto, o cenário está um pouco diferente. O brasileiro certamente deverá gastar menos do que nos anos anteriores. Para isso, as viagens devem ser bem planejadas, para não estourarem o orçamento, deixando as famílias endividadas.

O site de planejamento e reservas de viagens TripAdvisor realizou um estudo sobre o assunto. Ele traz os dez destinos mais procurados pelos turistas brasileiros (baseado nas buscas do site), além do custo médio de passagens aéreas, refeições, hotéis e passeios (referentes ao período de 01 a 31 de julho).

“O estudo de férias de julho ajuda os turistas a encontrarem opções com os melhores custos-benefícios para destinos populares ao apresentar o custo médio de uma viagem e ao destacar o período do mês mais barato para visitar cada local”, disse Claudia Martinelli, porta-voz do TripAdvisor no Brasil. “Com essas informações, os viajantes brasileiros podem economizar até 6%3 ao fazer a reserva no TripAdvisor na semana mais barata de julho, comparada com o período mais caro do mês”.

Seis em cada 10 brasileiros pretendem viajar para destinos nacionais em julho. Cidades com praias são as favoritas (30%), seguidas por metrópoles (26%) e montanhas (25%).

De acordo com o estudo, a última semana do mês (25 de julho) é a mais barata em oito dos dez destinos mais populares para as férias escolares.

Orçamento

Ainda de acordo com dados do TripAdvisor, a maioria dos brasileiros pretende gastar a mesma coisa ou menos do que no ano passado com as férias. A pesquisa também aponta que ofertas são um fator determinante para a escolha do destino. Mais da metade dos viajantes (67%) afirmam que mudariam o destino se o mesmo fosse mais barato.

Infográfico: Fernanda Pelinzon

Infográfico: Fernanda Pelinzon

Sobre a pesquisa

* Top destinos para viajantes brasileiros durante as férias de julho (1 de julho a 31 de julho de 2016) de acordo com as buscas e o interesse de reservas no TripAdvisor. Preços de hotéis e passagens aéreas baseados em viagens com saída e chegada entre os dias 1 e 31 de julho de 2016.

* Custo médio de uma viagem de uma semana para os destinos populares para as férias de julho inclui sete noites de hospedagem em hotel, passagens aéreas de ida e volta a partir de destinos nacionais, três refeições em restaurantes por dia e dois passeios.

* Custo médio de tarifas de hotéis inclui o custo médio de sete noites de hospedagem em um hotel disponível para reserva no TripAdvisor, coletado a partir de centenas de parceiros de reservas, incluindo agências de viagens online e hotéis.

* Custo médio de passagens aéreas inclui o custo médio de passagens aéreas de ida e volta para cada destino baseado nas buscas feitas por meio da ferramenta TripAdvisor Voos.

* Custo médio de refeições inclui o custo médio de uma refeição por pessoa, exceto bebidas, impostos e gorjetas. Os preços foram retirados de restaurantes listados no TripAdvisor.

* Custo médio de passeios inclui o custo médio de um passeio, exceto impostos e gorjetas. Os preços foram retirados de passeios listados no TripAdvisor.

* Preços convertidos do Dólar para o Real em 13 de maio de 2016.






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

1

Insights de marketing digital da série “Emily in Paris”

2

A importância do speech analytics para a estratégia das empresas

3

5 tendências de consumo para o fim do ano

4

WhatsApp Business terá novas funções e passará a cobrar por parte dos serviços

5

Como a forma de liderar vai transformar o século 21

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

As relações de trabalho no Brasil pós-Covid

Como a inteligência artificial pode impactar a diversidade nas empresas

Confiança de serviços cai após cinco meses de altas

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS