Internet no Brasil: como tudo começou

Já conhece a história da internet comercial no país? Que tal saber mais, para entender esse progresso e ter uma leve visão de como será o futuro?

Por: - 3 anos atrás

Szasz-Fabian Jozsef/ Shutterstock

Em maio, comemoramos 21 anos que a internet comercial chegou ao Brasil. Mas você sabe como foi essa história? Como tudo começou? E o que mudou de lá para cá? Claro, naquela época era um luxo para poucos. Quem tem menos de 30 não deve se lembrar, mas há 21 anos muitos de nós usavam máquinas de escrever (as pessoas ainda faziam cursos à distância com apostilas que vinham pelos correios e um dos sucessos era justamente o curso de datilografia!).

Em maio de 1995, computador em casa já era luxo. Assim, quando a internet comercial começou no Brasil, tinha apenas 250 usuários, um pequeno grupo escolhido pela Embratel entre 15 mil inscritos para os testes iniciais. Enquanto nos Estados Unidos, mais de 19 milhões de usuários já estavam plugados, por aqui menos de 50 mil acessavam a rede por meio de instituições de ensino e pesquisa.

Desse pequeno grupo de 250 escolhidos, hoje a rede abre as fronteiras do mundo para mais de 112 milhões de brasileiros – e esse número não para de aumentar. Se pararmos para pensar, 21 anos não é quase nada. Em muito pouco tempo, os usuários de internet se multiplicaram e a rede mundial agora está mudando o jeito como vivemos, em vários aspectos.

Para relembrar um pouco dessa história, a Cedro traçou um infográfico da evolução da internet no mundo, no Brasil e seus impactos no crescimento da base de usuários brasileiros.

Infográfico: Cedro Technologies

Infográfico: Cedro Technologies