Prêmio BR Week homenageia os melhores varejistas do Brasil

Em sua segunda edição, premiação leva reconhecimento para as empresas mais inovadoras e competitivas com base em um algoritmo de avaliação exclusivo

 

O varejo precisa de competitividade – principalmente no momento atual do Brasil. Assim, aquelas empresas que levam essa afirmação a sério precisam de reconhecimento. Esse é o objetivo do Prêmio BR Week, premiação que ocorre hoje, 27, em São Paulo, no Hotel Transamérica.

 

Em sua segunda edição, o Prêmio BR Week é um reconhecimento exclusivo baseado no estudo “As Melhores Performances do Varejo Brasileiro”, uma iniciativa do Centro de Inteligência Padrão (CIP), e busca avaliar mais de 30 indicadores de performance e desempenho das empresas varejistas nacionais. O intuito é identificar quais são aquelas que tiveram o melhor desempenho em seu segmento, além de outras categorias especiais contempladas na pesquisa.

 

A metodologia da análise envolve o desenvolvimento de indicadores por dimensão, que possibilita o cálculo de um indicador de performance geral, identificando a empresa de varejo com o melhor desempenho em seu segmento. São calculados também os indicadores de performance de fornecedores e parceiros de negócios avaliados pelos varejistas, que analisaram a oferta de serviços e produtos adequados por fornecedores e parceiros, além do entendimento das necessidades e expectativas dos varejistas.

 

 

“Nós temos o mérito de reconhecer esses varejistas que realmente fazem diferença para que sirvam de inspiração para o mercado”, destaca Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão e Publisher da revista NoVarejo.

 

Na prática

O prêmio envolve uma pesquisa de natureza quantitativa baseada em coleta de dados por meio da aplicação de questionários. Essa etapa foi realizada nos meses de fevereiro, março e abril de 2016. Para que uma empresa se inscrevesse no reconhecimento, o único pré-requisito era ser uma companhia varejista cujo segmento fosse contemplado na iniciativa.

 

Em um segundo momento, os questionários passaram por uma pré-análise para avaliação da consistência dos dados, que levou a avaliação final das empresas e indicadores de forma conjunta no algoritmo de performance do estudo, gerando os resultados.

 

Os indicadores que tiveram representatividade de amostra foram agrupados em seis categorias, cada qual com um peso diferente de acordo com sua importância na avaliação da performance das empresas:

 

  • Financeiro
  • Tecnologia da Informação
  • Operacional
  • E-Commerce
  • Recursos Humanos
  • Clientes

 

As categorias são divididas da seguinte maneira:

 

Categoria Melhor Varejista por Segmento

  1. Atacarejo e Cash & Carry
  2. E-Commerce
  3. Eletroeletrônicos e Móveis
  4. Farmácias, Cosméticos e Perfumarias
  5. Livrarias e Papelarias
  6. Materiais de Construção
  7. Óticas
  8. Redes Alimentícias e Fast-Food
  9. Super e Hipermercados
  10. Vestuário e Lojas de Departamento

 

Categoria Varejista do Ano por porte da empresa

  1. Pequeno Porte: faturamento de até R$ 10 milhões
  2. Médio Porte: faturamento entre R$ 11 milhões e R$ 500 milhões
  3. Grande Porte: faturamento acima de R$ 500 milhões.

 

Categorias Especiais

  1. Gestão de Tecnologia
  2. Gestão Multicanal
  3. Gestão de Clientes
  4. Gestão Financeira

 

Categorias Varejo Listado em Bolsa

  1. Listado
  2. Não listado.

 

Avaliação de fornecedores

Além da análise das varejistas, as empresas inscritas foram convidadas a avaliar seus fornecedores de tecnologia e parceiros de negócios em 27 categorias. Destas, foi obtida amostra suficiente para analisar somente 18 que, segundo Aline, são essenciais ao bom desempenho do varejo.

 

Os fornecedores e parceiros foram avaliados de acordo com os seguintes critérios:

  • Funcionalidades
  • Facilidade de Uso
  • Desempenho
  • Suporte Técnico
  • Integração
  • Estabilidade
  • Satisfação Geral
  • Transparência
  • Continuidade de Uso
  • Recomendação
  • Preço (custo-benefício).

 

O Prêmio BR Week também inaugura a abertura do Brazilian Retail Week, congresso que acontecerá nos dias 28 e 29 no Hotel Transamérica. Não perca a cobertura completa pelos portais BR Week e NoVarejo.

 

 

 

 






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS