Conta por e-mail pode poupar até quatro milhões de litros de água

Distribuidora de energia do Estado de São Paulo aposta na gamificação para ajudar a reduzir o uso da água na impressão de faturas

Por: - 3 anos atrás

Rawpixel.com/ Shutterstock

A questão ambiental é cada vez mais presente na vida do consumidor. A ideia de deixar um mundo melhor para o futuro de fato precisa sair do papel. Com pequenas ações, dá para ajudar bastante, aliás. Uma ótima iniciativa é gerar menos lixo dentro de casa. Separar recicláveis, carregar uma sacola retornável para as compras, evitar imprimir e-mails desnecessários em casa e no escritório, são exemplos de atitudes simples que minimizam a criação de lixo e podem garantir um bom retorno ambiental.

Um exemplo são os números levantados pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. Quatro milhões de litros de água poderiam ser poupados mensalmente caso todos os clientes optassem por receber a conta de luz por e-mail. Esse volume é equivalente a oito milhões de garrafas de 500 ml, para se ter uma ideia.

E é exatamente o número necessário para a produção mensal de 1,8 milhão de faturas. Além disso, para a emissão das contas de luz, também são utilizadas mais de oito toneladas de papel. Isso corresponde ao processamento de matéria-prima originada de 100 árvores de eucalipto/mês.

No mês passado, para reduzir esses números, a empresa criou um game interessante: os cinco municípios com o maior volume de cadastros no serviço de fatura por e-mail ganharão contrapartidas ambientais que podem chegar a até R$ 45 mil. As demais cidades participantes também serão beneficiadas com plantio de mudas e plantas. O concurso atinge as 28 prefeituras da área de concessão da EDP no Estado de São Paulo.

A definição das ações a serem executadas pela distribuidora será de responsabilidade das secretarias do meio ambiente, como construção de viveiros, compra de equipamentos para podas, aquisição de mudas etc.

A iniciativa ainda terá o apoio de uma campanha online, desenvolvida especialmente para o concurso. Intitulada ‘Conta por e-mail’, a ação contempla inserções de peças nos canais oficiais da EDP nas redes sociais e exibição de conteúdos nos murais disponíveis na rede de atendimento presencial da distribuidora.

O cadastro para receber a fatura por e-mail é bem rápido e pode ser realizado a qualquer momento pela Agência Virtual, na Central de Atendimento, 0800 721 0123, com ligação gratuita e 24 horas ou nas agências presenciais da Distribuidora, nos 28 municípios.