Dia da Pizza: conheça opções saudáveis

Para não ficar de fora das comemorações deste domingo, conheça essas opções que, além de saudáveis, são diferentes e gostosas

Divulgação Mega

Depois que a nutricionista liberou a pizza, desde que com moderação, fomos pesquisar lugares que oferecem novidades no quesito saúde – além dos recheios recomendados (atum e legumes, por exemplo).

Em Campinas, São Paulo, a Mega é conhecida por sua pizza gigante, de 22 pedaços que serve 8 pessoas. Mas não é nesta redonda que vamos focar aqui. A pizzaria oferece, além de massas integrais com recheios diferenciados, a pizza “maromba”: sua massa é feita de whey protein, farinha integral, azeite de oliva e batata doce. Para recheios, entre os principais destaques estão creme de ricota, atum, frango, peito de Peru, berinjela, brócolis, abobrinha, tomate cereja e rúcula. A ideia é atender a um público que está preocupado com o corpo, mas que não dispensa uma pizza nos fins de semana. Ela tem o sabor parecido com a massa normal e promete agradar até mesmo quem não curte essa pegada fitness.

Já a franquia exclusivamente para delivery Dídio Pizza tem um cardápio de pizzas light, com três sabores na massa  integral, que é menos calórica: a Dídio Ligth, com peito de peru light, palmito, alho poró e cream cheese (e 186 calorias por fatia); a Philadelphia, com molho de tomate, peito de peru defumado, cream cheese light e tomate seco (206 calorias) ; e a Veggie, com mussarela light, abobrinha, berinjela, manjericão e tomate seco (121,5 calorias por fatia). Aparentemente, a iniciativa fez sucesso: 30% das vendas da rede são massa Integral.

Por fim, apresentamos uma receita de pizza saudável. Quem nos apresentou foi Rodrigo Polesso, certificado em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem Estar. Esta receita elimina a farinha: tem a massa feita de couve-flor, um carboidrato inteligente, leve, nutritivo, rico em fibras e nutrientes. O recheio fica ao seu critério. Nesta receita, vai molho de tomate, uma proteína de qualidade (frango) e termina com espinafre. Use um queijo de qualidade para ralar em cima e finalizar a pizza. Esta é uma pizza low-carb, ou seja, baixa em carboidratos. Portanto, dá para comer sem culpa.

# Super Pizza Saudável

Ingredientes
• 300g de couve-flor cortada
• 50g de queijo ralado (usado na “massa”)
• 200g a 300g de peito de frango cortado em pedacinhos
• 1 lata de molho de tomate para pizza (sem açúcar)
• 2 ovos inteiros
• Outros opcionais (espinafre, orégano, curry, sal a gosto, azeitonas)

Modo De Preparo:
Aqueça o forno à 230 graus. Primeiro de tudo, bata a couve-flor no processador ou liquidificador até ela ficar fina como se fosse uma espécie de farinha. Ela será a base da pizza! Depois, em uma tigela, misture a couve-flor batida, o queijo ralado, os 2 ovos inteiros, sal e pimenta a gosto. Misture bem, esta será a sua “massa” da pizza.

Unte uma forma de pizza com manteiga ou óleo de coco e despeje a mistura, deixando-a em formato de massa de pizza. Coloque no forno por aproximadamente 15min a 20min. Quando a massa começar a ficar dourada, você pode tirar e ela estará pronta para o próximo passo. Agora, para finalizar, coloque os ingredientes de cobertura na pizza. Coloque o molho de tomate e todos os sabores que você escolher. Eu, tipicamente, coloco o molho de tomate, frango picado, orégano, azeitonas, espinafre e queijo ralado para finalizar. Retorne ao forno até que o queijo esteja derretido e pronto!

Divulgação

Divulgação

 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS