Como grandes líderes inspiram engajamento

Veja atitudes fundamentais que grandes líderes tomam para garantir o engajamento de sua equipe profissional e o bom andamento do trabalho de todos

Por: - 3 anos atrás

Milles Studio/ Shutterstock

O engajamento é hoje uma das prioridades para as empresas e para o RH, já que muitos profissionais afirmam estarem desconectados do trabalho. Além disso, muitas coisas são ditas no dia a dia organizacional e podem desmotivar ainda mais, criando um ruído que prejudica o foco na produtividade e nos resultados.

Ter uma forte conexão com a missão e com os valores da empresa é um dos maiores condutores do engajamento. CEOs estão comprometidos para fortalecer o engajamento dos funcionários, trabalhando duro para desenvolver suas habilidades.

Por que alguns gestores conseguem facilmente catalisar suas equipes em direção a novas metas enquanto outros precisam de muito esforço para manter o estado atual? Líderes que conseguem esse envolvimento têm cinco atitudes comuns:

1.    Compartilham e inspiram uma missão
Grandes líderes conseguem aproximar as pessoas do propósito do trabalho – se a missão da empresa não é inspiradora, é realmente um desafio conseguir levar os funcionários para essa direção. Pesquisas mostram que, para as pessoas sentirem que estão conectadas, precisam enxergar um propósito no trabalho. Uma boa maneira de conseguir isso é alinhar os indicadores de desempenho individuais aos objetivos gerais da empresa, assim, os funcionários conseguem perceber como as suas tarefas diárias influenciam no resultado final.

2.    Constroem uma boa cultura organizacional
Construir uma cultura organizacional com princípios e valores, é uma maneira eficiente de institucionalizar os comportamentos adequados dentro da organização. Essa cultura pode ser aplicada tanto por líderes, que incentivam toda a equipe a seguir os mesmos valores, quanto no processo de contratação da empresa. Em algumas organizações, os programas de sucessão dos cargos mais elevados são baseados nesses princípios.

3.    Deixam as expectativas claras
Os objetivos e expectativas da empresa são alcançados mais facilmente quando comunicados de maneira clara e repetidos com certa frequência. Alguns gestores ficam frustrados porque sua mensagem não atinge todos os funcionários, mas algumas metas e objetivos devem ser repetidos para garantir que toda a equipe conheça o planejamento.

4.    Aprendem com os erros e dividem isso com a equipe
Um líder que consegue aprender com os erros e tem coragem de correr riscos, trabalha de maneira colaborativa para seguir adiante e ensina a equipe a manter o foco no objetivo final.

5.    Bom relacionamento e confiança são fundamentais
Um dos componentes mais importantes para construir e manter o alinhamento entre equipe e gerência é manter um bom relacionamento. Líderes que inspiram confiança representam um valor essencial para o engajamento do funcionário; integridade e comunicação aberta são características importantes de bons líderes. É importante ressaltar que a confiança não está ligada a fazer tudo com perfeição, mas à liberdade para conversar quando as coisas precisam ser mudadas.

No mercado de trabalho ágil e competitivo de hoje, empresas e líderes estão procurando maneiras de reduzir o turnover e aumentar o engajamento, com retorno do investimento em capacitação de pessoas. A melhor maneira para atingir este objetivo é construir e estimular uma liderança que inspire e leve propósito ao time.

Juliane Yamaoka é gerente geral da Efix