5 dicas para comprar um bom aspirador de pó

Praticidade e facilidade na hora da limpeza fazem do aspirador de pó um importante aliado de quem cuida da casa nos tempos modernos

Por: - 3 anos atrás

Africa Studio/Shutterstock

O tempo hoje é considerada uma das mais valiosas moedas dos nossos dias. Com tudo o que os brasileiros precisam enfrentar no dia a dia, especialmente quem mora em grandes cidades, é importante agilizar algumas etapas, especialmente aquelas que nem sempre são as favoritas. Cuidar da casa, por exemplo. Apesar de ser um prazer morar em uma casa limpinha, isso dá trabalho e ocupa tempo.

Assim, alguns itens são essenciais. Não só para economizar tempo, mas também para economizar dinheiro e recursos. O aspirador de pó é um desses eletroeletrônicos que podem facilitar bastante. A praticidade na limpeza e os variados tipos de superfícies em que podem ser utilizados são algumas das razões para o sucesso do uso do eletrodoméstico no cotidiano. Para aproveitar melhor as funções do aparelho, a Electrolux mandou 5 dicas para ajudar na hora da compra.

Mais potência, menos sujeira: potência é importante para fazer o motor funcionar, mas a eficiência de um aspirador é medida pela remoção de sujeira. “A potência medida em watts diz mais sobre a quantidade de energia gasta do que quanto ela limpará. Os aspiradores podem ter alto poder de limpeza, que é medido pela sucção, com baixo consumo de energia”, afirma Adriana Gimenes, Gerente de Marketing da Electrolux. Seria como julgar a velocidade de um carro pelo consumo de combustível.

Dica Electrolux: a limpeza do produto é essencial e varia de acordo com a frequência de uso e quantidade de sujeira que é aspirada. Lembre-se que quanto mais cheio o reservatório estiver, menos eficiente será o desempenho do produto, pois a capacidade de sucção ficará reduzida. Se for um aspirador com saco, troque-o sempre que estiver cheio e se for um aspirador sem saco, esvazie o reservatório sempre.

Atenção aos tubos e mangueiras: uma boa vedação é a base do aspirador. Portanto, se há perda de fluxo de ar porque o ar escapa pela mangueira rachada ou pelo bocal quebrado, a sução diminui e a remoção de sujeira também. Por isso é importante que o tubo e a mangueira tenham uma vedação interna eficiente para evitar a perda de sucção e em ótimas condições de uso.

Dica Electrolux: Observe se os bocais que acompanham o produto são ideais para sua casa. Possui estofados, almofadas e cadeiras de tecidos? Procure o aspirador com bocal pra estofados. Há muitos livros em casa? Aproveite o LIT21 que possui um bocal 2 em 1 para cantos, frestas e superfícies delicadas.

Filtragem: Os aspiradores de pó possuem filtros para evitar que a poeira retorne ao ambiente ou se espalhe durante a limpeza. “Por isso, seu uso é mais eficaz que o de vassouras. Quando uma área é varrida, parte daquela poeira é lançada no ar e, depois, se acomoda sobre os móveis”, completa Adriana.

Dica Electrolux: assim como qualquer outro, o filtro acumula sujeira com o tempo e precisa ser trocado ou lavado. A indicação é lavá-lo sempre que estiver com acúmulo de sujeira ou a cada dois meses em água corrente com delicadeza e fazer a substituição quando necessário.

Escolha um modelo com Filtro HEPA: o acessório é responsável por reter 99,9% dos ácaros, fungos e bactérias. O aspirador de pó suga a sujeira e precisa devolver o ar aspirado para o ambiente. Sem o filtro HEPA, esses micro-organismos voltam para o ambiente, causando alergias respiratórias..

Dica Electrolux: os aspiradores com filtro HEPA podem ser utilizados para limpar áreas onde se acumulam poeira, tais como colchões, travesseiros e cortinas. O resultado é um ambiente mais puro, um sono mais tranquilo e uma melhor qualidade de vida.

Vida longa ao melhor aliado na limpeza: para que a vida útil do aparelho não seja comprometida alguns cuidados são extramente importantes. Não aspire líquidos inflamáveis, nem brasas de pontas de cigarro: pode haver risco de explosão. Nunca puxe a tomada pelo fio, pois os filamentos do cordão elétrico podem se romper e causar sérios acidentes. Por último, fique atento aos objetos cortantes, como grampos, alfinetes, agulhas e vidros: eles podem danificar os filtros.

Dica Electrolux: A Electrolux recomenda a utilização de acessórios originais, para não afetar o desempenho do seu aspirador ou ocasionar a perda da garantia.