Expansão do comércio registra alta pelo terceiro mês seguido

Indicadores da FecomercioSP apontam para uma leve recuperação do varejo no segundo semestre do ano e a entidade nutre boas expectativas para 2017

Em julho, o Índice de Expansão do Comércio (IEC) fechou o mês com 77,8 pontos, uma alta de 7,1% comparado a junho, aponta a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). É o terceiro mês consecutivo que o indicador apresenta alta no comparativo mensal. Em relação ao mesmo mês de 2015, houve crescimento de 5,2% – foi a primeira elevação interanual, após 29 meses consecutivos de quedas.

Ao mesmo tempo em que o otimismo vai se recuperando nos resultados, o indicador ainda se mantém há 18 meses abaixo dos 100 pontos, o que sinaliza pouca disposição para investir ou contratar por parte dos empresários, que ainda percebem o ambiente nacional como desfavorável.

A entidade destaca que na comparação com os meses anteriores a melhora é inegável e começa a parecer mais consistente quando analisada em conjunto com os demais indicadores da FecomercioSP. Para a Federação, dificilmente a recuperação se dará no curtíssimo prazo e em magnitude suficiente para reverter rapidamente as consequências da crise.

Outro ponto positivo para as expectativas de recuperação do varejo no mês de julho é que a intenção de contratar, além de ter crescido em relação a junho, já está maior do que aquela registrada no ano passado no mesmo período. Essa talvez seja a melhor notícia, não só para lojistas, mas também para trabalhadores que podem contar com dias melhores, se não imediatamente, em breve. A Federação ressalta que a recuperação do emprego é a tarefa mais difícil e necessária a ser implementada pela equipe econômica e o varejo tem papel fundamental nessa resposta, por sua característica de ser intensivo em mão de obra.

O segundo semestre pode marcar um ponto de recuperação após longo período de crise. Novas perspectivas vão surgir se as novas diretrizes da economia tiverem respaldo político para serem implementadas.






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS