Aplicativo permite que o varejo físico receba pagamentos com bitcoins

A plataforma foi desenvolvida pela startup brasileira BitcoinToYou, que atua com a moeda virtual convertida em reais desde 2010

A inovação nos meios de pagamento é um caminho que já está sendo travado há algum tempo – e novas opções não param de aparecer. A startup BitcoinToYou criou um aplicativo que permite que os varejistas brasileiros recebam pagamentos feitos com bitcoin: o Bitcoin PDV. Com a ferramenta, as lojas e prestadores de serviço podem receber de maneira instantânea, e em reais, pagamentos feitos com o dinheiro virtual, sem complicações ou encargos de câmbio.

“Hoje, já há pelo menos 200 mil usuários de bitcoins no Brasil e muitas empresas aceitam receber na moeda”, conta André Horta, diretor da BitcoinToYou. “No entanto, na hora de converter para o real, eles enfrentam problemas como demora e sobretaxa. Como a moeda apresenta oscilação cambial grande, em alguns casos isso significa uma perda de dinheiro”, explica.

A operação feita pelo app é simples: o cliente transfere seus Bitcoins para a carteira da loja, a conversão para o real é feita pela plataforma e o dinheiro fica disponível na conta bancária do lojista no mesmo dia. Horta explica que o app é compatível com qualquer solução operadora da moeda alternativa, ou seja, o pagamento pode ser feito a partir de qualquer carteira virtual.

A startup aponta benefícios bem diretos aos varejistas: o recebimento de bitcoins é livre de taxas, evita estornos e chargeback e com a plataforma o lojista recebe o valor total da venda diretamente em sua conta.

O bitcoin está começando a caminhar no Brasil: um levantamento feito em 2015 mostra que cerca de 150 pontos comerciais brasileiros já aceitam a moeda virtual como forma de pagamento. Para Horta, ainda é pouco. Além da facilidade de transação para clientes internacionais, a opção é um chamariz para um público ligado em tecnologia e sedento por novidades. Com o aplicativo 100% gratuito, o diretor da BitcoinToYou espera aumentar esse número para pelo menos mil até o final do ano.

Em 2010, a empresa nasceu comprando e vendendo bitcoins em reais e, em 2015, transformou-se em um banco para a moeda digital, operando pagamentos e transferências com o modelo. “Só nós temos uma carteira com 100 mil clientes. E eles querem gastar a moeda aqui no Brasil, por isso investimos no aplicativo”, explica o executivo.

O BitcoinToYou PDV está disponível para Android e em breve chegará para o sistema iOS.






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 262: O consumidor é phygital

CM 261: O respeito ao cliente é o caminho para 2021

Anuário: A omnicanalidade em todo lugar

VEJA MAIS