6 referências à infância no vídeo dos Jogos de Tóquio

O vídeo de apresentação dos Jogos Olímpicos de Tóquio exibiu referências japonesas intimamente ligadas à infância de muita gente. O mais óbvio é o Super Mário, mas notaram os outros exemplos?

Shutterstock

 

Quem acompanhou a cerimônia dos Jogos Olímpicos, no Rio, pode acompanhar a exibição do vídeo que deu a largada para o próximo evento esportivo, desta vez em Tóquio. O vídeo está cheio de referências à infância de muitos espectadores, tanto nos desenhos animados quanto nos games. Algumas são óbvias, outras demandam algum esforço da memória. Você conseguiu identificar todas elas?

 

Super Mário

A mais óbvia. O bombeiro italiano e o seu inconfundível bigode foi a estrela do vídeo – e fatalmente deve ser a estrela dos próximos jogos, sem dúvida. O ponto alto foi quando o primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, transformou-se no herói bigodudo e viajou de Tóquio ao Rio pelo cano.

 

Reprodução

Reprodução

Super Campeões

O nome acima foi o título brasileiro de uma famosa animação (inicialmente lançado nos quadrinhos nos anos 1980) que no Japão recebeu o nome de Kyaputen Tsubasa e, nos EUA, foi renomeado de Captain Tsubasa. O desenho narra a história do jovem Oliver Tsubasa e suas aventuras nos campos japoneses e ao redor do mundo. No Brasil, a série foi exibida em 2003 na extinta TV Manchete.

tsubasa2

Pac Man

Pac Man ou “come-come” foi lançado originalmente pela Namco e ganhou os fliperamas e plataformas caseiras ao redor do mundo. O objetivo do game era percorrer um labirinto comendo pontos e fugindo de quatro fantasmas, Blinky, Pinky, Ikny e Clyde.

Reprodução

Reprodução

 

Doraemon

 Lançado originalmente em 1973 como “Doraemon: o Super Gato” e, anos depois, como “Doraemon: O Super Gato”, o anime narra a história do bichano robótico que voltou dois séculos no passado para ajudar o estudante, Nobita Nobi.

Reprodução

Reprodução

Hello Kitty

Hello Kitty é um personagem de animê criado pela japonesa Sanrio em 1976. Durante muitos anos, pensou-se (até pelo nome) que a Kitty seria uma gata. Um erro, segundo os autores. Na verdade, ela é uma garota com aparência metafórmica de um gato, algo que os japoneses definem como gijinka.

 

Reprodução

Reprodução

 

E teve uma esfera do dragão? 

A bola vermelha poderia ser justamente a esfera presente na bandeira japonesa. Mas diversos comentários na internet sugeriram uma clara referência a outro anime de sucesso: Dragon Ball. Verdade ou não, não seria nada mal mais essa referência.

 

Dragon

 

 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS