5 dicas para descartar cartuchos de impressora do jeito certo

Os cartuchos vazios podem trazer danos ao meio ambiente. Aprenda a maneira correta de fazer o descarte

NuanyaiH/ Shutterstock

Você sabia que o cartucho vazio de impressora não deve ser jogado no lixo comum? Assim como os produtos eletrônicos, que devem ser encaminhados a lugares específicos de coleta, os cartuchos de impressora também precisam seguir o destino adequado.

Se descartado da forma incorreta, esse produto pode poluir áreas e se torna nocivo ao meio ambiente. Isso acontece por causa dos resíduos de tinta e corante que permanecem no material. Além disso, ainda existem as partes plásticas e metálicas que podem ser reaproveitadas na fabricação de novos componentes.

De acordo com Monique F. Bueno, diretora comercial da PrintLoja, empresa especializada em vendas de cartuchos e toners, o destino destes resíduos de tecnologia ainda vem sendo discutido no Brasil. Por isso é preciso usar estes materiais com consciência. No caso dos cartuchos, faça impressão somente quando for necessário e procure sempre reutilizar o papel usando frente e verso da folha quando possível.

Confira as 5 dicas da Monique para o descarte correto dos cartuchos de impressora.

1 – Uma forma simples, segura e gratuita de descartar os cartuchos vazios é conhecer a política de reciclagem da empresa fabricante. Empresas como HP, Samsung e Epson, por exemplo, possuem sistemas em que realizam a coleta do material caso seja agendada previamente.

2 – Há empresas que lidam com coletas de materiais bem específicos. Basta ligar para a prefeitura e solicitar a informação sobre quem está prestando tal serviço.

3 – Se houver dúvida a respeito de qual lixeira da coleta seletiva deve depositar o cartucho, a vermelha é a mais apropriada, uma vez que o cartucho é composto, em sua maioria, por plástico.

4 – Sempre embale o cartucho vazio em um jornal ou plástico bolha antes de enviar para um programa de reciclagem, para evitar o vazamento de tinta.

5 – Procure sempre juntar cerca de 5 cartuchos para a coleta de fabricantes. Muitos aceitam retirar apenas a partir desta quantidade. Isso evita que carros circulem pela cidade, o que garante menos poluição. Há também muitas empresas de recarga de cartuchos que comprar as “carcaças” vazias e, depois, recarregam para colocá-las novamente no mercado.

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS