Tem milhas acumuladas no cartão de crédito? Sabia que pode vender?

Usar programas de fidelidade do cartão pode ajudar a economizar, mas na hora de trocar os pontos pode ser que a economia passe a não compensar mais

Por: - 3 anos atrás

wavebreakmedia/ Shutterstock

Acumular pontos no cartão de crédito virou um hábito para muitos consumidores brasileiros, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre como utilizar os pontos que juntaram sem desperdiçá-los.

Entre as possibilidades estão: resgatar produtos disponibilizados pela administradora do cartão ou fazer a transferência para algum programa de milhas (como Multiplus, Smiles ou TudoAzul) e resgatar por algo que essas empresas oferecem. No entanto, existem empresas que compram essas milhas e vendê-las pode ser vantajoso para o consumidor.

A troca dos pontos por produtos, independentemente da finalidade, nem sempre é um bom negócio para o consumidor. Ao resgatar um par de chinelos por 1.000 pontos, por exemplo, à primeira vista pode parecer um bom investimento, se cada ponto adquirido não correspondesse a R$ 1 gasto, como normalmente acontece nos programas. Mas, nessas condições o chinelo está custando o equivalente a R$ 1.000. Caro, né?!

Se o consumidor possui pontos acumulados no cartão que estão prestes a vencer, pode ser interessante fazer a transferência para algum programa de milhagem. Neles, os resgates podem ser mais atrativos, mas é preciso ter cuidado ao se deparar com preços exorbitantes.

Porém, se o consumidor optar por vender essas milhas, além de reaver parte dos gastos, ele recebe o dinheiro em conta para usar da maneira que preferir, sempre regras e prazos. Essa prática, entretanto, não é feita pelos programas de milhagem e sim em empresas especializadas nesse tipo de transação, como a Compro Suas Milhas.

Funciona assim: o consumidor preenche um formulário simples com informações sobre a quantidade de milhas para fazer uma cotação de preço. Depois ele recebe um retorno por e-mail com os valores solicitados e as instruções para prosseguir com a venda.

Existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço: Elo Milhas, Conect Milhas, Vender Milhas, Flex Milhas, entre outras. Essa pode ser uma boa alternativa para economizar ainda mais e realmente receber alguma vantagem em troca da sua fidelidade.