Que tal ouvir bons músicos e ainda fazer o bem?

Evento reúne músicos profissionais e amadores neste domingo em São Paulo para arrecadar fundos e promover a inclusão musical de jovens e crianças carentes

Por: - 3 anos atrás

Foto: Pedro Peron

Aprender um instrumento exige dedicação, atenção, esforço. Justamente por isso, durante aulas de música, são apreendidos valores importantes para toda a vida. É com essa visão que João Paulo Albuquerque Melo, executivo da Cisco, juntou-se aos advogados Guilherme Andrade e Fábio Lacaz, ao fundarem a Associação para Iniciação Musical – AIM.

A ideia é, por meio da música, transformar a vida de crianças e adolescentes economicamente desfavorecidos. “Minha história executiva foi bem contemplada por tudo o que passei no meu aprendizado musical. O mesmo ocorreu com os outros dois fundadores da associação, Fábio e Guilherme. E a AIM é uma forma de retribuir para a sociedade tudo isso. O foco é criar ambientes colaborativos, em que eles possam estudar, abrir a mente de outras formas”, conta Melo.

O negócio funciona assim: não há um espaço para onde as crianças vão. A AIM implanta programas musicais em ONGs e associações parceiras. Com as verbas arrecadadas, a associação auxilia na contratação de professores, desenvolvimento de metodologia, compra de instrumentos e cadeiras, de acordo com as necessidades do momento. Isso tudo, levando em conta o modo de ação de cada ONG parceira.

Por exemplo, a Associação Maria Helen Drexel acolhe crianças e adolescentes cujos direitos básicos tenham sido violados ou ameaçados, proporcionando proteção, assistência, saúde, e educação. Os meninos têm, então, atividades extracurriculares. Entre elas, aulas de violão e outras relacionadas à música, proporcionadas com recursos da AIM.

Já a Alquimia é calcada na Pedagogia Waldorf, criada em 1919 na Alemanha e presente no mundo inteiro. É o embasada na concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner, orientada a partir de pontos de vista antropológico, pedagógico, curricular e administrativo fundamentados na Antroposofia.

A AIM atua também no Rio Grande do Sul, com duas associações parceiras, a Orquestra Jovem e Aldeia da Fraternidade, ambas calcadas na música clássica. “Adaptamos nossos programas para essa metodologia”, conta João Paulo Albuquerque Melo.

Arrecadação de fundos

E como é possível realizar tudo isso? De acordo com as dinâmicas e necessidades de cada associação parceira, a AIM vai realizando pequenas ações no decorrer do ano, com mini shows, doações dos próprios empresários e leilões. “Nós três temos algumas bandas em que tocamos esporadicamente na noite e qualquer cachê que recebemos doamos 100% para a operação da associação”, revela Melo.

O evento principal de arrecadação de verbas, no entanto, é o Quem Canta Ajuda Criança, que acontecerá neste fim de semana. No domingo, 4, um grande show envolverá várias bandas, músicos amadores, profissionais e semio-profissionais, sendo que entre eles 30 executivos, como Rodrigo Abreu, Eduardo Cavalcante, Paulo Portela e Marco Barcellos.

Na abertura, algumas crianças da Maria Helen Brexel, que são bolsistas da School of Rocks, pelo seu bom desempenho. O encerramento promete uma grande surpresa, junto com o show da banda Os Incríveis.

Além dos shows, acontecerá o tradicional leilão beneficente com artigos autografados por personalidades da música internacional, com destaque para as guitarras autografadas por Slash (Guns´n´Roses) e Angus Young (ACDC), além de itens de Mick Jagger, Marky Ramone, Dave Grohl, entre outros.

Para quem não puder  ir pessoalmente, dá para assistir pela internet, já que o evento será transmitido ao vivo. Os ingressos para o evento custam R$150 e estão à venda nas unidades da School of Rock Jardins e School of Rock Moema, e também no local no dia do show.

Confira fotos de edições anteriores e o convite do evento:

Divulgação

Divulgação

 

Divulgação

Divulgação

musicos-convite

Serviço
Quem Canta Ajuda Criança 5
Data: 04 de setembro de 2016, domingo
Local: Brook’s SP – R. Carmo do Rio Verde, 83; Chácara Sto Antônio
Horário: das 15h00 às 22h00
Ingresso: R$150,00 (à venda nas unidades da School of Rock Jardins e School of Rock Moema, e também no local no dia do show.
Mais informações: www.aim.org.br