8 dicas para se dar bem na entrevista de emprego

Em tempos de desemprego em alta, é importante estar bem preparado para a entrevista de emprego. A CM separou 8 dicas bem legais para esse momento

Por: - 3 anos atrás

Shutterstock

 

Com o índice de desemprego nas alturas (afinal, são quase 12 milhões de brasileiros desocupados), é preciso aproveitar as entrevistas de emprego da melhor maneira possível. Hoje, existem detalhes que são importantes: da preparação do currículo até a postura durante a entrevista pessoal.

De acordo com Juliana Constantino, gerente da Luandre (agência de emprego que recebe cerca de 70 mil currículos por mês), 15% dos candidatos são descartados pela má qualidade do currículo – e, claro, as informações presentes nele. Confira as 8 dicas da Juliana para se dar bem nas entrevistas.

 

1 – Ter ciência da sua atividade

 Muitas pessoas não se lembram das atividades executadas no emprego anterior, seja em função da rotina ou por exercer atividades “no automático”.  Isso é necessário para definir quais vagas buscar no próximo emprego. Além disso, é preciso se fazer algumas perguntas antes da entrevista de emprego: “o que eu sei fazer? O que eu gosto de fazer? Minha formação ou estudo é embasado em quê? O que eu quero para a minha carreira?” A partir daí elabore seu currículo.

2 – Construção do currículo

 Primeiramente, deve constar todo seu o histórico profissional. Se você passou por muitas empresas, acrescente as principais companhias e apenas descreva as três últimas. É importante mencionar experiências realizadas nos últimos anos e também quando elas foram realizadas (datas de início e fim). E vale até experiência para ajudar um amigo ou o próprio negócio realizado durante um período.

3 – Pesquise sobre a empresa

 Ao ser chamado para um processo seletivo, pesquise sobre os serviços oferecidos pela empresa, o posicionamento da companhia no mercado, a quantidade de funcionários, a definição da companhia sobre valor, entre outros assuntos. Afinal, somente por meio de pesquisas, o candidato poderá ter a real dimensão do futuro local de trabalho. Além disso, é importante atentar-se às informações de endereço, horário e contatos na companhia.

4 – Seja discreto

Juliana costuma dizer que a roupa, o perfume e a bijuteria não podem aparecer mais que o candidato. Neste caso, menos é mais. Use trajes adequados ao cargo que busca. Se for uma vaga administrativa, usar roupa social. Se for operacional, use uma vestimenta discreta, como uma calça jeans e camiseta polo ou blusinha. Nunca use decote, chinelo, short, regata e boné.

5 – Tenha postura

 Neste momento, até mesmo a forma de se sentar é avaliada. Não tenha as seguintes: debruçar na mesa, cruzar os braços ou deitar na cadeira. Seja comunicativo e educado com todos que tiver contato desde a chegada à empresa. Tenha postura confiante e enfatize os seus pontos fortes e fracos na ponta da língua. Seja pontual, cordial e aja com naturalidade.

6 – Prepare-se e tenha foco

Prepare-se sobre os possíveis questionamentos em relação as suas atividades profissionais. Seja claro e mostre-se disponível. No momento da entrevista, você deve se apresentar adequadamente e avaliar a proposta da empresa. Além disso, não deixe a ansiedade atrapalhar e não demonstre somente na proposta de salário. Seja sincero em todas as respostas e não se deixe levar por assuntos que não correspondam ao verdadeiro foco: a vaga de emprego.

7 – O que não dizer ou fazer numa entrevista de emprego

Não reclame das experiências profissionais anteriores como, por exemplo, a empresa, o gestor ou até mesmo atividades exercidas. Além disso, não minta ou omita informações.

8 – Seja transparente

Na hora da entrevista seja transparente. É fundamental que o recrutador conheça o profissional e que o candidato se identifique com os valores e cultura da empresa. Afinal, tudo se assemelha a um casamento. Seja claro e objetivo nas respostas dos questionamentos. Informe o que você conhece da empresa na qual está participando do processo, e principalmente o quanto você domina as atividades do cargo ao qual você se candidatou.