Candidatos na palma da mão

TSE lança aplicativos que permitem acompanhar candidatos e resultados das eleições municipais em tempo real

Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta semana três novos aplicativos que permitirão os eleitores, entre outras coisas, acompanhar notícias oficiais sobre as eleições municipais de 2016, checar candidatos e perfis e seguir em tempo real os resultados do pleito, que acontece em primeiro turno neste domingo (2/10).

Disponíveis para Android e iOS (alguns estarão disponíveis na loja da App nos próximos dias), os novos apps somam-se a outros cinco que já vinham sendo oferecidos pela Justiça Eleitoral. Outros três estão previstos para serem lançados nos próximos dias.

Veja todos que já estão disponíveis. Mais detalhes estão disponíveis na página do TSE.

eleicoes_apps

Resultados (novo)
Android

Irá disponibilizar os resultados das eleições em todo o país, que poderão ser acompanhado no aplicativo a partir das 17h do domingo, horário em que termina o tempo de votação (das 8h às 17h) e quando as urnas começam a ser apuradas. As consultas poderão ser feitas por cidade e por nome dos candidatos, com o total de votos e o posicionamento final de cada um.  Também será possível selecionar “candidatos favoritos” e acompanhar sua evolução durante a apuração.


Boletim na Mão (novo)
Android

Os Boletins da Urna (BU), relatório com os resultados de cada equipamento, serão impressos imediatamente após o final da votação e afixados nos murais das seções. Este boletim estará em código QR e aqueles que possuírem o app poderão escaneá-los para checar os resultados. Para o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, o app dá ao eleitor o poder de fiscalizar as divulgações nas cidades e na mídia, o que aumenta a transparência do processo.


Eleições 2016 (novo)
Android

O aplicativo replica no celular as notícias, vídeos e informações existente na página oficial do TSE na internet. Por meio dele o usuário têm também acesso a serviços como sua situação eleitoral, local de votação e outros.


Mesários
Android iOS

Voltado para os cidadão convocados para trabalhar nas seções durante as eleição, o aplicativo reúne todas as informações necessárias para a função, o que inclui endereço, regras, horários, datas e outros.


Pardal – Denúncias
Android | iOS

O programa reúne canais para que qualquer pessoas possa registrar irregularidades envolvendo os candidatos e partidos, antes ou durante as eleições. As denúncias podem ser enviadas por fotos, vídeos e áudios, além de registros escritos. Algumas das irregularidades previstas pela legislação eleitoral incluem distribuição de “santinhos” nas portas das escolas em dia de votação, uso de funcionários ou órgãos do governo para promoção de campanha ou fazer “showmícios”. Veja a lista completa do que políticos e eleitoras podem e não podem fazer em período eleitoral aqui.


Agenda JE
Android | iOS

O aplicativo reúne todos os eventos, prazos e notificações referentes ao calendário eleitoral de 2016, incluindo o “Calendário da Transparência”, nova regra que obriga a Justiça Eleitoral a tornar público todos os eventos relacionados à fiscalização de resultado.


JE Processos
Android | iOS

O “JE Processos” oferece uma base de dados com todos os processos em andamento na Justiça Eleitoral, como prestações de contas, execuções fiscais, recursos eleitorais e outros. A pesquisa oferece informações sobre andamento, o relator do caso, origem, ementa, partes e advogados, decisões e publicações. Também é possível favoritar processos de seu interesse para acompanhar sua evolução.


Candidaturas
Android | iOS

Exibe o perfil de todos os políticos que solicitaram cadastro junto ao TSE para as eleições municipais de 2016. As informações são vastas e incluem nome, partido, coligação, formação da chapa, declaração de bens e eleições anteriores de que participou.

 

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Quanto custa abrir uma franquia de varejo no Brasil?

Home office é tendência de trabalho para 2020: veja 5 dicas

“Parasita”: Pessoas, baratas, parasitas e a diluição da identidade

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

Quais são as tendências para 2020. Veja a lista

VEJA MAIS