8 tecnologias imprescindíveis para as empresas do futuro

De 150 inovações da atualidade, a PwC selecionou aquelas que impactarão diretamente todos os negócios mundiais até 2020. Confira

Nos últimos anos, diversas tecnologias entraram em pauta no mercado e seu desenvolvimento parece cada vez mais acelerado – o que, muitas vezes, pode ser um desafio para as empresas. Em meio a tantas opções, como filtrar os conceitos mais relevantes para os negócios? De uma lista de 150 inovações contemporâneas, a PwC elegeu as oito tecnologias que mais afetarão os negócios até 2020, publicadas no estudo Tech Breakthroughts Megatrends.

“Acreditamos que essas tecnologias irão impactar em todos os aspectos do modelo de negócio de uma empresa, independentemente do porte. Algumas influenciarão de forma muito benéfica e outras de forma bastante desafiadora”, explica Norberto Tomasini, diretor da PwC Brasil e especialista em Digital. Confira a seleção da consultoria:

1- Inteligência artificial (AI): é um conceito “guarda-chuva” composto de vários subcampos, como a aprendizagem da máquina, que se concentra no desenvolvimento de programas autodidatas. São algoritmos de software capazes de executar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como a percepção visual, o reconhecimento de voz, a tomada de decisão e a tradução de uma língua.

2- Realidade aumentada (AR): é a adição de informação ou recursos visuais para o mundo físico, por meio de uma imagem gráfica e/ou sobreposição de áudio, a fim de melhorar a experiência do usuário em uma tarefa ou com um produto. É distinta da Realidade Virtual (RV), usada para recriar a realidade dentro de uma experiência confinada.

3- Blockchain: recibo de transações feitas por bitcoin, uma plataforma de distribuição eletrônica que usa algoritmos de software para gravar e confirmar transações com confiabilidade e anonimato. As movimentações são compartilhadas entre várias partes e, uma vez inseridas, não podem ser alteradas.

4- Drones: veículos aéreos não tripulados controlados remotamente por pilotos ou  de forma autônoma por computadores de bordo em um plano de voo pré-definido.

5- Internet das Coisas: objetos – como aparelhos, veículos e outros – com sensores, software, capacidade de computação e acessíveis por uma conexão de rede que podem coletar e trocar dados pela internet, sendo monitorados ou controlados remotamente.

6- Robôs: máquinas eletro-mecânicas ou agentes virtuais que automatizam, aumentam ou apoiam as atividades humanas, de forma autônoma ou de acordo com instruções pré-definidas. Os drones também são robôs, mas, devido à sua importância e impacto nos negócios, a PwC optou por considerá-los como uma tecnologia à parte.

7- Realidade virtual (VR): é a simulação tridimensional de uma imagem ou um ambiente completo dentro de um espaço definido e contido, sendo possível interagir de forma realista. A VR pretende ser uma experiência imersiva e, normalmente, requer equipamentos como capacete e fones de ouvido.

8- Impressão 3D: é uma técnica de fabricação utilizada para criar objetos tridimensionais, com base em modelos digitais, por meio de camadas sucessivas de materiais – a “impressão”. Essa técnica depende de material inovador, incluindo plástico, metal, e, mais recentemente, vidro e madeira, que seriam as “tintas” da impressão.

A PwC destaca que os impactos dessas tecnologias abrangerão o mercado de trabalho com a criação de novas categorias profissionais, passando pela relação comercial com clientes, definição da estratégia de negócios e de gestão da empresa, até a área operacional, com o uso, por exemplo, de drones, impressão 3D ou inteligência artificial para melhorar a eficiência operacional e fornecer vantagem competitiva.

Tantas opções acabam preocupando as empresas. Na 19th Annual Global CEO Survey, realizada anualmente pela PwC, 61% dos líderes mundiais revelaram a preocupação com o ritmo veloz da evolução tecnológica. Fora isso, os impactos que as mudanças demográficas podem causar, bem como o poder econômico global, a escassez de recursos, as alterações climáticas e a urbanização também preocupa os executivos.






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS