O valor da liderança e a liderança de valor

Uma imersão musical para compreender a dinâmica e o valor da liderança foi uma das atividades do workshop do Consumidor Moderno Experience Summit

Por: - 3 anos atrás

Jacques Meir

Berlim – Alemanha – Como os valores dos líderes dirigem os valores da organização? A rotina do workshop de lideranças criativas conduzido pela Berlin Scholl of Creative Leadership durante o Consumidor Moderno Experience Summit, em Berlim é caracterizada por questionamentos incessantes. O workshop trouxe uma nova dinâmica, comandado pelo instrutor e responsável pelo MBA da escola, David Slocum. Ele procurou demonstrar como crenças individuais e organizacionais direcionam características e orientam e modelam decisões, comportamentos e influências.

Segundo David, há formas de detectar o poder dos valores pessoais da liderança combinados com os valores organizacionais: produtos e serviços que você e seus parceiros criam para que seus clientes possam atingir seus objetivos e resolverem problemas; benefícios e outros recursos que você e seus parceiros capturam de suas interações com clientes que o ajudam a manter suas operações e crescimento.

Logo, os valores habilitam e conduzem as empresas em sua jornada e sua trajetória. Assim, quanto mais consistentes, mais sólida a base da empresa.

Fotos de Jacques Meir

Fotos de Jacques Meir

 

A seguir, David mostrou alguns vídeos mostrando grandes músicos no auge de seu talento, executando obras memoráveis. Por exemplo, o maestro venezuelano Gustavo Dudamel, regendo magnificamente uma orquestra executando a 5ª Sinfonia de Beethoven ou Miles Davis e o quinteto formado para a gravação do mítico álbum Kind of Blue, com John Coltrane e Bill Evans. O regente, conduz a orquestra, atento aos detalhes, busca a expressividade, transmite emoção e vigor, tem a confiança da equipe. Alterna os ritmos e atinge clímax de performance. E, claro, a importância do ensaio, do processo, o domínio da técnica e dos códigos.

O princípio da autoridade

O que é autoridade? Expertise, criatividade, conhecimento, posição na hierarquia? Porém, o que é mais importante é saber quais são as fontes da autoridade? De onde vêm a autoridade? Stuart Hardy diz ela tem origem na paixão, inspiração, conhecimento, experiência, personalidade, inteligência, filiação, demografia, posição na organização. Porque a autoridade não pode nunca vir da posição ocupada. Para além do poder, há que se transpirar influência. Até que ponto temos autoridade para liderar?

Finalmente, uma das habilidades que mais precisam ser desenvolvidas pela liderança é a de ouvir, trabalhar as emoções e entender a perspectiva do outro. Stuart chama de ADKAR – uma metodologia que traz 5 passos para levar as pessoas a se comprometerem em uma organização:

 

É o trabalho desses fatores, a partir de diversas técnicas combinadas que permite criar efetivamente o o comprometimento das equipes.

IMG-20161025-WA0004

 

Em resumo, o Consumidor Moderno Experience Summit trouxe muitos conceitos e formulações que permitem criar e trabalhar o conceito e a prática da liderança criativa em nossas empresas.

Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão