Airbnb se torna uma agência de viagens completa (e diferente)

Conheça o conceito ampliado de hospitalidade do Airbnb, que irá agora empoderar as pessoas para compartilharem seus interesses, hobbies e preferências

O  Airbnb  revelou nesta semana o acontecimento mais significativo de seus oito anos de história, indo além de acomodação ao lançar Trips (Viagens). Trips juntará o local em que você vai ficar, o que você fará e as pessoas que irá conhecer – tudo no mesmo lugar. De acordo com o Airbnb, o Trips é uma plataforma que fará com que as viagens sejam ao mesmo tempo fáceis e mágicas.

O lançamento de Trips conta com três áreas-chave: Experiences (Experiências), Places (Lugares) e Homes (Acomodações). Futuramente serão acrescentados Vôos e Serviços.

Os viajantes terão acesso a atividades e interesses locais, como por exemplo a fabricação de violinos em Paris ou maratonas no Quênia. Descobrirão maravilhas secretas que somente as pessoas do local conhecem e recomendam. E confraternizarão com outros viajantes e população local em eventos interessantes. Com mais de três milhões de acomodações disponíveis para alugar, o Airbnb passa a ser o ponto de partida para uma experiência de viagem verdadeiramente diferente.

“Até agora, o Airbnb lidava com casas”, disse Brian Chesky, Diretor Executivo (CEO) do Airbnb. “Hoje, o Airbnb está lançando Trips para unificar onde você fica, o que faz e as pessoas que irá conhecer – tudo num só espaço. Depois de transformar a estadia de viajantes com uma hospedagem focada nas pessoas, o Airbnb está adotando a mesma abordagem nos demais aspectos das viagens”.

Trips inclui em seu lançamento cerca de 500 Experiences em 12 cidades em todo o mundo: Los Angeles, São Francisco, Miami, Detroit, Havana, Londres, Paris, Florença, Nairobi, Cidade do Cabo, Tóquio e Seul. A partir de hoje, anfitriões potenciais nessas e em outras 39 cidades em todo o mundo podem solicitar listagem de sua experiência.

Experiências

Experiences são atividades de caráter artesanal elaboradas e lideradas por especialistas locais – isso inclui desde um workshop sobre Esgrima de Samurais até uma experiência de aprendizado sobre carros clássicos e como guiá-los em Malibu. Experiences oferece acesso e percepções profundas, que não seriam descobertos de outra forma, sobre as comunidades e lugares, tais como Caça a Trufas na Toscana ou o ambiente musical austero de Londres.

Haverá também Experiences em que os visitantes poderão devolver algo às comunidades por meio de organizações sem fins lucrativos. Em Detroit, por exemplo, Khali Sweeney oferece a oportunidade de ir atrás dos bastidores em seu ginásio – o Downtime Boxing Gym -, que oferece às crianças locais um programa de atividades complementares pós-escola com lanches saudáveis, tempo para as tarefas de casa e aulas de boxe.

Lugares, Guias, Encontros e Caminhadas com Áudio

Trips pretende ser também uma alternativa aos roteiros genéricos para turistas que encaminham as pessoas aos mesmos lugares de sempre. Nos Guias dos Conhecedores (Insider Guidebooks), o Airbnb, por exemplo,  identifica peritos culturais e conhecedores da vizinhança. Você pode encontrar a melhor área de corrida ou o próximo grande restaurante de um chefe de cozinha que desponta entre os melhores. Haverá 100 Guias dos Conhecedores no lançamento em seis cidades: Los Angeles, São Francisco, Havana, Nairobi, Detroit e Seul. Outros serão publicados em breve.

A exemplo dos Guias dos Conhecedores, Places inclui mais de um milhão de recomendações individuais de anfitriões de casas em todo o mundo, incluindo indicações de cafés e restaurantes a parques e outras atrações locais. Uma parceria com a plataforma Resy de reserva de restaurantes permitirá que futuramente as pessoas possam reservar mesas em grandes restaurantes locais diretamente através de um aplicativo do Airbnb.

O Airbnb também estabeleceu uma parceria exclusiva com a empresa Detour para oferecer acesso a experiências impressionantes em caminhadas de turismo com áudio, permitindo que as pessoas descubram setores de cidades de uma maneira totalmente única e autêntica. Na fase de lançamento, haverá tours com áudio disponíveis para Los Angeles, São Francisco, Paris, Londres, Tóquio e Seul na primavera de 2017.

Outra diferença está em eventos marcados via Places, que permitirão que negócios locais organizem eventos regulares ou especiais para reunir visitantes do Airbnb e moradores locais.

Facilitando viagens

Haverá também um novo recurso, o Itinerário Trip, que reúne tudo o que o viajante precisa saber usando um cronograma simples. O itinerário oferece a possibilidade de fazer reservas facilmente e acrescentar Experiences ou outras atividades. Com o tempo essa capacidade irá evoluir, pois o sistema é capaz de aprender mais. O sistema passará então a atuar de forma dinâmica, fazendo recomendações personalizadas e contextualizadas, com base no local onde a pessoa está.

Autenticação de Identidade

O lançamento de Trips também acompanha a introdução de um novo processo de autenticação de identidade, a ser usado pela Comunidade de Experiências do Airbnb. Anfitriões e hóspedes serão solicitados a escanear uma identidade oficial de governo (por exemplo, passaporte ou carteira de motorista) e então tirar uma foto “selfie” (autorretrato) simples. Depois de autenticados, a identidade e o “selfie” serão comparados para ver se ambas as fotos coincidem. Um padrão mais robusto de autenticação de identidade fortalecerá a comunidade Airbnb e reafirmará o compromisso contínuo do Airbnb quanto à autenticidade, confiabilidade e segurança. Esse novo passo relativo à autenticação de identidade será compulsório para todos os usuários de Experiences e também está sendo testado atualmente em reservas de acomodação. Trips também reforça as medidas em vigor de Confiança e Segurança com uma equipe global de apoio com mais de 250 pessoas – operando 24 horas por dia sete dias por semana (24/7) para verificar pagamentos, mensagens, examinar perfis e avaliações, além de cuidar de um novo programa de seguro de responsabilidade no valor de US$ 1 milhão para anfitriões de Experience elegíveis.

Saiba mais em Airbnb






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 261: O respeito ao cliente é o caminho para 2021

Anuário: A omnicanalidade em todo lugar

CM 260: Conarec 2020 e sua imersão em experiência em um mundo antinormal

VEJA MAIS