A farra dos impostos no Black Friday

O IBPT fez um levantamento da carga tributária dos produtos mais procurados no Black Friday. Nos jogos de videogames, por exemplo, incidem mais de 72% sobre o valor do produto. Veja o infográfico com outros produtos e os seus respectivos impostos

Por: - 2 anos atrás

Shutterstock

O Black Friday, que acontece no próximo dia 25, é um dos eventos comerciais mais importantes para o varejo, mas há quem diga que os preços e os descontos poderiam ser melhores. Com exceção de lojas mal intencionadas, um dos vilões nos valores dos produtos brasileiros, sem dúvida, é o tamanho dos impostos no país – uma das mais altas do mundo.

De olho na data, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), fez um levantamento da carga tributária que incide sobre os produtos mais procurados e o resultado não é nada animador tanto para o consumidor quanto para o varejo.

De uma maneira geral, eletrônicos e os eletrodomésticos são os itens mais procurados na data e, coincidentemente, também são os mais tributados na escala de produtos. No jogo de videogame, por exemplo, governo, incide sobre o valor nada menos que 72,18% de impostos. Já o smartphone possui 68,76% de encargos.

Em nota, o presidente do IBPT, João Eloi Olenike comentou que é muito comum os consumidores aproveitarem esta época do ano para adiantar as compras de natal. Por outro lado, é tempo também do comerciante refletir sobre a carga tributária do país. “No entanto, os brasileiros devem ficar atentos para fazer aquisições de produtos menos custosos e de melhor qualidade, pois em todos os itens já constam os tributos embutidos no preço, quando da venda ao consumidor final.”, afirma Olenike. Veja o infográfico com os produtos.

 

black_friday dos impostos (3)