Afinal, o que temos nesse prato: café, almoço ou jantar?

O prato abaixo não é saudável. Longe disso, aliás. Na verdade, essa é uma refeição bem conhecida no Velho Mundo. A questão é: café da manhã, almoço ou jantar?

Por: - 3 anos atrás

Shutterstock

Quem não adora um pão fresquinho, quentinho, com a manteiga derretendo, acompanhado daquele cafezinho passado na hora, deixando aquele aroma delicioso pela casa? Bem, pode não ser unanimidade, mas este é o café da manhã tradicional dos brasileiros. Tanto é que não é raro as pessoas levantarem mais cedo para buscar o pão das primeiras fornadas nas padarias espalhadas pelo país.

Esta é, na verdade, uma das partes tristes de viver fora do Brasil. Claro, a Inglaterra tem pães muito bons. Todo lugar tem – e, no mínimo, dá para fazer um bom pãozinho caseiro. Claro, os queijos por aqui são fantásticos. Embora o café seja mais difícil de achar (me parece que a maioria das pessoas apela para o solúvel, mesmo), não é impossível. Então, em casa, até dá para repetir este cenário. Mas e a boa e velha “padoca”? Não, esta não existe.

O café da manhã típico da Inglaterra é esse aqui, ó:

 

Laura Navajas

Fotos de Laura Navajas

Logo nos meus primeiros dias aqui eu decidi fazer uma imersão na cultura local: experimentar o tal café da manhã britânico típico. É muito comum os restaurantes locais – grandes redes, inclusive, oferecerem o famoso café da manhã. Pela “bagatela” de £5,99 (cerca de R$ 25), você pode comer o que quiser. É só pedir mais, e eles trazem. Mas afinal, o que vem no prato? Vou fazer uma lista:

 

ovos-fritos

 

Eggs: Ovos fritos, claro! A iguaria também já conquistou o cardápio brasileiro, embora no país verde-amarelo a preferência seja por ovos mexidos. Aqui você pode pedir de outros jeitos, não precisa necessariamente ser frito.

 

bacon

Bacon: também velho conhecido de alguns brasileiros, especialmente de quem viaja para fora. ‘Bacon and Eggs’ também fazem parte do tradicional café dos EUA, destino que atrai muitos brasileiros, então não são tão estranhos para nós. Vale comentar, no entanto, que o bacon daqui é bem diferente do nosso. Acho que não é defumado, ou não é tão processado. Mas é gordo, tá, então não dá para abusar…

 

sausage

 

Baked beans – Sabe o que são beans? Sim, feijão. Nosso almoço mais querido. Aqui é café da manhã. E vem com um molho de tomate doce. Quase um catchup. Mas eu gostei…

 

feijão

 

Black Puding – não tive coragem de experimentar. Quem já foi para Uruguai ou Argentina e pediu a tal da morcilla sabe do que estou falando. Tem a ver com sangue, não deu.

black puding

 

Alguma coisa frita de batata – no meu, tinha um tipo de bolinho de batata frito. Muito bom! Há lugares em que a batata é tipo palha ou pode ser assada, não tenho certeza.

Mushrooms and tomatoes – Porque um café da manhã completo tem cogumelos e tomate grelhado, claro.

 

tomates

 

Tudo isso acompanhado de uma torradinha (acho que a parte mais light do café da manhã), servido com café ou chá. Que tal?

Claro que esse não é o café da manhã do dia a dia dos britânicos. Se não, a expectativa de vida das pessoas seria de, no máximo, 35 anos, acho eu. Eles comem mais como uma refeição especial, coisa de um fim de semana festivo. É aquela extravagância de um domingo (bastante) gordo. Depois desse prato, só consegui “almoçar” um pão com queijo lá pelas 17h30, só para não ficar muitas horas de estômago vazio.

Os cafés e pubs servem café da manhã o dia todo (all day breakfast), para quem quiser experimentar, mas não tiver coragem de começar o dia com tanta fartura… Ou ainda tem a opção de escolher coisas mais “leves”, como estes ovos com bacon:

 

bacon com ovos