Dinheiro impróprio para veganos

Na Inglaterra, nota de £5 contém traços de uma substância de origem animal. Assunto gerou polêmica. O que você acha disso?

Bank of England/ Flickr

Você já parou para pensar no processo de fabricação dos produtos que usa? Se tem um produto do qual ninguém pode abrir mão é o dinheiro. As notas que carregamos em nossa carteira podem até ser substituídas por cartão ou, ainda em alguns lugares, cheque, mas eventualmente todos devem ter contato com o dinheiro, em si.

E é justamente por isso que um assunto veio à tona essa semana na Inglaterra e está gerando muita polêmica: dinheiro fabricado com produtos de origem animal. Essa semana, o Banco da Inglaterra admitiu pelas redes sociais que as notas de £5 que entraram em circulação recentemente contém sebo (gordura animal) na sua fabricação.

Logo o assunto se espalhou e uma petição foi lançada no site Changes.org, que já coletou mais de 100 mil assinaturas. Não são apenas veganos e vegetarianos que estão chocados com o assunto. Hindus consideram as vacas sagradas, Jains e Sikhs são religiosos praticantes do vegetarianismo. Eles também não estão nada satisfeitos com o dinheiro e estão pedindo para banir as notas dos seus templos, onde produtos de carne são proibidos.

De acordo com esta MATÉRIA da BBC, o Banco da Inglaterra emitiu nota alegando que a Innovia (fornecedora do material das notas) está fazendo o possível para tornar o dinheiro livre de substâncias animais.

“O sebo é usado em um estágio inicial do processo de produção e em uma quantidade realmente muito pequena. Estamos ciente da preocupação de algumas pessoas em relação ao assunto e respeitamos isso. Estamos tratando a questão com seriedade. O Banco não sabia da presença da substância quando o contrato foi assinado. A Innovia está trabalhando intensivamente com seu fornecedor e nos manterá informados sobre o progresso das buscas por potenciais soluções”, dizia a nota.

As notas de £5 (equivalente a pouco mais de R$ 20) estão sendo substituídas por notas de plástico, que são consideradas mais limpas e duráveis do que o dinheiro de papel. Tamvém são mais difíceis de falsificar. Notas de £10 e £20 devem entrar em circulação no próximo verão e até 2020, respectivamente.

 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS